Mitos sobre envelhecimento – Parte 2

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 10/07/2024
Horário 05:07

Envelhecer faz parte do ciclo da vida, e é inevitável. Com o tempo temos que ter mais cuidado para não cairmos, pois, os músculos estão mais frágeis, os cabelos estão grisalhos, surgem as dores osteoarticulares em vários locais do corpo, o que demonstrar estamos envelhecendo. É importante saber o que é mitos populares podem não significar que tudo está acabado.
Frases como:

1– Velhice é sinônimo de sabedoria
As pessoas sábias são aquelas que acumularam sabedoria, compreenderam fatos sobre a vida e conseguem passar isso adiante como ensinamento sem diminuir ninguém. E nós não podemos afirmar que uma pessoa se tornou mais sábia ao longo do tempo porque tudo depende do curso de vida – quanto ela se dedicou a aprender, ajudou e conheceu pessoa, ou seja: é importante não generalizar. Ainda que seja um mito “positivo”, a idade não pode ser vista cegamente como um sinônimo para sabedoria.

2- A velhice é a melhor idade
Não necessariamente. A melhor idade pode ser qualquer uma idade da vida em que estejamos nos sentindo muito bem. Veja, que ao dizermos para um idoso que “a velhice é a melhor idade” e ele apresenta problemas como dificuldade para ouvir, enxergar ou andar, podemos ofendê-lo.

3 – Toda pessoa mais velha tem problema de memória
Ao reproduzir este mito, nós diminuímos a capacidade da pessoa idosa e ela, ao acreditar, se sente incapaz também. Hoje existem evidências científicas de que nós aprendemos até o fim da vida. Logo, a velhice “não é desculpa” para afirmar que não se aprende mais. Atividades como aprender um novo idioma ou praticar exercícios para o cérebro são as melhores formas de manter a cognição preservada.

Envelhecimento é uma fase da vida que pode ir acontecendo alterações no nosso corpo físico ou na parte mental, que antes não acontecia, mas nem sempre traz prejuízo no nosso cotidiano.
Lembrarmos que quando criança tínhamos algumas características que mudaram na adolescência, estas mudaram quando nos tornamos adultos, e estas estão se alterando quanto mais velho ficamos.
São fatos, que muitas vezes não damos conta do que estão acontecendo no nosso dia a dia, visto que nossa capacidade de trabalho, estudo, família, socialização, construção de projetos que nos tornam mais capazes e experientes para realização, que quase sempre preferimos estar no tempo certo, com a idade certa, no lugar certo, vivendo as experiências da vida com mais maturidade, e agregando valores que só ajudam a nos transformar em indivíduos mais sábios.
Que você meu amigo da terceira idade como eu, continue seu envelhecimento saudável e se cuidando sempre.

Sergio Munhoz é médico e criador dos projetos “Cuidar dos pais em casa” e “Cuidadores de Excelência”. Contato: [email protected]


 

Publicidade

Veja também