É como diz o ditado popular “Perfeito, somente Deus!”. As falhas são elementos intimamente ligados à natureza humana e é no esforço de superá-las ou evitá-las que se cresce e evolui. Portanto, não há empresas perfeitas e - na expectativa de atrair e manter talentos na empresa - afirmar: "a empresa é perfeita" é no mínimo um exagero. As falhas, quando no processo de aprendizado e contando com o esforço para acertar, são bem-vindas.
Os pontos fracos da organização estão cada vez mais expostos nas redes sociais: reclamações são facilmente registradas na internet e com a possibilidade de “engrossar o caldo" com outros clientes insatisfeitos. O site Reclame Aqui recebe milhares de consultas de consumidores ávidos por conhecer melhor a reputação dos seus fornecedores. Para as empresas, assumir o erro e se colocar à disposição para encontrar a solução, fortalecerão a empresa em detrimento ao mito da organização perfeita.
É neste sentido que na matéria de capa de Nataly Puglies, Revista Você RH, edição de out de 2021, Márcio Thutor diz que “É possível sonhar e realizar lugares incríveis; agora, perfeito nunca será. (...) O que se espera hoje é que as pessoas digam que a empresa faz sentido em sua vida. Quando a companhia atinge isso, tem engajamento e resultado”. Neste sentido, focar no propósito e contar com pessoas que carregam na bagagem falhas, mas querem acertar, é o caminho.
O ambiente empresarial é um organismo vivo, com questões que podem ser controladas e outras não. É como diz Gil van Delft, presidente do PageGroup no Brasil, consultoria de recrutamento executivo: “O trabalho não é algo constante. As empresas são organismos vivos. (...) Você pode ter o sonho de um trabalho que lhe dê equilíbrio para ajudar a realizar ambições fora dali, mas achar que será sempre perfeito é mito”. As falhas são na verdade o caminho da empresa em direção à perfeição, mesmo que o destino nunca chegue, o ato de se movimentar mantém a evolução da empresa.