Amanhã inicia a Quaresma, com a Quarta-feira de Cinzas, quando a igreja católica lança oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, abordando o tema "Casa comum: nossa responsabilidade", com o lema bíblico "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Amós 5.24).
Em Presidente Prudente, o monsenhor Antonio José de Lima lembra aos fiéis que todas a paróquias da diocese terão a sua programação de Missa de Cinzas. Na Catedral de São Sebastião, as missas serão celebradas às 7h; meio-dia; e à noite, com celebração do bispo
dom Benedito Gonçalves do Santos, às 19h30. De acordo com o monsenhor, o tema da campanha deste ano não poderia ser mais propícia diante do atual momento em que todo o país está assustado com o surto alarmante de doenças como a dengue, zika vírus e a
febre chikungunya.
Rito da Quarta-Feira de Cinzas profere: "Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás"
"A Campanha da Fraternidade é uma forma da igreja em conscientizar e evangelizar as pessoas. Escolhe-se determinado tema, que geralmente está em evidência, e aprofunda a abordagem sobre o mesmo durante todo o período quaresmal", expõe o religioso. "Lembramos que a Quaresma não é só fazer penitências, mas ser humilde e colaborar com um bem comum a todos. Precisamos que todos se conscientizem quanto às suas obrigações", acrescenta.
Conforme o monsenhor, "Casa comum: nossa responsabilidade" pede a atenção e colaboração de todos para uma casa em ordem, limpa com esgotamento sanitário adequado; manejo de águas pluviais (drenagem, tratamento e disposição); limpeza urbana, rural, manejo de resíduos sólidos. E, neste momento, o controle de vetores agentes transmissores das doenças que estão se alastrando espantosamente mundo afora.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade terá dimensão internacional, pois será realizada em parceria com a Misereor – entidade da igreja católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
Missa de Cinzas
Neste especial tempo litúrgico, por meio dos padres, missionários, evangelizadores da palavra do Pai, uma proposta é feita aos fiéis mediante o rito da Quarta-feira de Cinzas quando proferidos: "Convertei-vos e crede no Evangelho", e na expressão "Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás".
É neste instante que o convite é feito a pensar na implacável finitude e quão frágil é a vida humana aqui na Terra, onde todos estão sujeitos à morte. E a cerimônia das cinzas faz elevar-se o pensamento de "todo aquele que crê, à Realidade eterna, a Deus Pai!".
Quaresma
Conforme o monsenhor José Antonio, a Quaresma é como é chamado o período de 40 dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse período inicia amanhã com a Quarta-feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos, um anterior ao Domingo de Páscoa.
SAIBA MAIS
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Pela quarta vez, a campanha é realizada em parceria entre a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), do qual fazem parte as igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida. As campanhas ecumênicas ocorreram em 2000 (Dignidade humana e paz); 2005 (A Fraternidade e paz); 2010 (Economia e Vida).
O tema deste ano tem como objetivo "chamar a atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum, ou seja, do planeta Terra".
MISSA DE CINZAS
CATEDRAL DE SÃO SEBASTIÃO
Horário: 7h; meio-dia; e às 19h30;
PARÓQUIA E SANTUÁRIO SANTO ANTÔNIO
Horário: ao meio-dia;
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA
Horário: às
19h30;
SÃO JUDAS TADEU
Horário: às 20h;
NOSSA SENHORA DO CARMO
Horário: às 9h e às 20h.