Mirante do Paranapanema aderiu à mobilização nacional da campanha contra a influenza, vírus causador da gripe, no último sábado (13). Segundo a coordenadora das Vigilâncias em Saúde de Mirante do Paranapanema, Rosiane Dias Melo, a ação reforçou a importância da imunização e ampliou a cobertura vacinal de pessoas dos grupos prioritários, que possuem maior risco de agravamento da doença. “Nós iniciamos a campanha de vacinação contra a gripe no dia primeiro deste mês vacinando crianças com idades entre 6 meses e seis anos, e no dia 13 fizemos o Dia D com pessoas de outros grupos prioritários”.
Ainda de acordo com Rosiane, foram utilizadas no Dia D as oito salas de vacinas do município, além de um ponto de apoio no Assentamento Santa Rosa, que funcionaram das 8h às 17h. “Conseguimos vacinar 1,3 mil pessoas, pra nós um recorde, pois no último Dia D que realizamos na campanha passada, vacinamos cerca de 900 pessoas”.
A coordenadora das Vigilâncias em Saúde reforça que a campanha continua nas unidades de saúde de Mirante do Paranapanema, de segunda a sexta-feira.
A campanha tem como objetivo atingir a cobertura vacinal de 90% dos grupos prioritários, evitando complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus.