Mirante do Paranapanema continua sendo município referência em saúde e, graças às ações realizadas, recebeu pelo terceiro ano consecutivo o “Prêmio por Ações de Combate à Tuberculose”. Segundo informações da Prefeitura, o certificado foi concedido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo e a premiação foi realizada no Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).
Segundo a coordenadora das Vigilâncias em Saúde de Mirante do Paranapanema, Rosiane Dias Melo, o município manteve o trabalho executado no combate à doença e, somado ao empenho das equipes de saúde, Mirante do Paranapanema mais uma vez conquistou o reconhecimento estadual. “O prêmio seleciona os municípios que atingem a linha de corte – de cura dos casos de tuberculose relacionados ao ano de 2023”.
Ainda de acordo com a coordenadora, existe um sistema nacional chamado TB WEB (Sistema de Controle de Pacientes com Tuberculose), onde todos os pacientes com a doença são inseridos e os responsáveis da saúde têm a função de alimentar esse sistema com informações. “No caso de Mirante, eu sou a responsável por enviar as informações para esse sistema. Essas informações são os indicadores de saúde, ou seja, temos que enviar e acompanhar todo o tratamento desse paciente, se os contatos dessa pessoa foram examinados, se foi feito o teste de HIV, pois o portador de HIV é intolerante a um dos componentes da terapia de tuberculose, se está sendo acompanhado em alguma ESF [Estratégia de Saúde da Família], sobre os exames como o baciloscopia. Informamos tudo sobre esse paciente até a sua cura, daí evoluímos e encerramos a ficha”.
Tudo isso, segundo Rosiane, é enviado para a RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde). E o município de Mirante do Paranapanema cumpriu todas as metas no ano de 2023.
O Programa de Controle de Tuberculose é uma das divisões que compõe o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. É responsável pela coordenação das atividades da tuberculose no Estado como monitoramento e avaliação dos indicadores epidemiológicos e operacionais gerados por um sistema de notificação e acompanhamento de casos (TBWEB), previsão de medicamentos e outros insumos, treinamentos e assessoria aos municípios.