Mirante prepara dia de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Agricultores e empresas que trabalham com defensivos agrícolas devem seguir todas as regras para o descarte correto das embalagens

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/09/2022
Horário 08:15
Foto: Cedida
Embalagens devem ser entregues na Casa da Agricultura de Mirante do Paranapanema
Embalagens devem ser entregues na Casa da Agricultura de Mirante do Paranapanema

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza no dia 21 de setembro (quarta-feira) o recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizados por empresas e agricultores da cidade. As embalagens devem ser entregues na Casa de Agricultura do município.
A ação conta com a parceria do Inpe (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), que é uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas, com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos.
Utilizar defensivos agrícolas é uma prática muito comum nas lavouras. Porém, o descarte das embalagens, se não for feito de modo correto, pode trazer sérios prejuízos. Além da decomposição das embalagens demorar mais de 100 anos, os agrotóxicos são produtos químicos fortes que trazem riscos ao meio ambiente e ao homem. Desta forma, o principal motivo para dar a destinação final correta para as embalagens vazias de agrotóxicos é diminuir o risco para a saúde das pessoas e contaminação do meio ambiente.

Está na lei

Segundo a diretora da Divisão de Meio Ambiente de Mirante do Paranapanema, Rafaela Fernandes, a restituição das embalagens de defensivos agrícolas está no contexto da logística reversa, que compõe a Lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos – uma lei muito importante para a política ambiental brasileira, que foi criada para contribuir para a redução de prejuízos para o meio ambiente e para a saúde humana.
De acordo com Rafaela, o descarte das embalagens é muito importante para todos. “O descarte correto das embalagens, se feito de maneira inadequada, pode contaminar o solo e água, sendo prejudicial para as plantas, peixes e animais terrestres, além do próprio homem”.
Em 2019, último ano que foi realizado o recolhimento das embalagens – por conta da pandemia da Covid-19 – foram recolhidas 8 mil embalagens. Este ano, segundo Rafaela, será autorizado o recebimento de 200 embalagens por produtor e empresa. 

SERVIÇO
O recebimento das embalagens vai ser na Casa de Agricultura de Mirante. que fica na Rua Dr. Noboru Kasae, 775, das 8h45 às 15h30.

Publicidade

Veja também