Mirante conquista 5º lugar no Estado em fluência leitora

Avaliação é iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e foi realizada com os alunos de 2º ano do ensino fundamental

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/05/2024
Horário 07:01
Foto: Cedida
Alunos do 2º ano do ensino fundamental de Mirante participam de avaliação de fluência leitora
Alunos do 2º ano do ensino fundamental de Mirante participam de avaliação de fluência leitora

Mirante do Paranapanema está entre uma das melhores cidades em fluência leitora em todo o Estado de São Paulo. O município recebeu a informação, na última semana, que conquistou a 5ª colocação em “Fluência Leitora” entre todas as escolas municipais do Estado. A avaliação tem o objetivo de verificar a capacidade do estudante do 2º ano do ensino fundamental, que consegue ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de 1 minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e leitura de palavras existentes em um texto.

A secretária de Educação de Mirante do Paranapanema, Edneide Menezes, destaca a conquista desta colocação, afirmando que todos os investimentos e esforços realizados pela administração estão no caminho certo. “Recebemos com a alegria a informação que nossos alunos conquistaram o 5º lugar na Avaliação Fluência Leitora, entre todos os municípios paulistas. O resultado demonstra mais uma vez toda a dedicação e trabalho que professores, coordenadores, gestores, Secretaria de Educação e administração municipal vem realizando. Ressalto ainda a participação dos pais/responsáveis que são fundamentais no apoio às crianças, para que elas continuem avançando e se dedicando”.

Saiba mais

A prova é realizada através do uso de um aplicativo da plataforma do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), fundação ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais). Esse aplicativo grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados. Segundo a Prefeitura, a medida tem por objetivo avaliar se crianças com 7 anos de idade já dominam a leitura, auxiliando as escolas a desenvolverem ações para garantir a alfabetização e a melhoria dos resultados educacionais. Durante a avaliação, os estudantes precisam mostrar habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

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