Ministério libera R$ 5 mi para ciclovia
Conforme a Prefeitura, trecho será iniciado nas proximidades da Etec, antigo Colégio Agrícola, até a divisa com Machado
O Ministério das Cidades liberou R$ 5 milhões para a construção de 12 quilômetros de ciclovia às margens da malha ferroviária urbana, cedida pela ALL (América Latina Logística), que é a concessionária do trecho. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o ministro Gilberto Kassab telefonou para o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), confirmando a liberação dos recursos. O trecho será iniciado nas proximidades da Etec (Escola Técnica Estadual) Centro Paula Souza Doutor Eufrásio de Toledo, antigo Colégio Agrícola, até a divisa com Álvares Machado.

Segundo a Secom, estimativa é que obras da ciclovia no trecho iniciem dentro de 90 dias
"Caso a licitação, que deve ser iniciada em 30 dias, ocorra normalmente, dentro de 90 dias as obras deverão ser iniciadas, com prazo de 10 meses para serem concluídas", informa a pasta de Comunicação. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério das Cidades, este empreendimento foi selecionado no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana. "A Ratificação do Termo de Habilitação foi assinado pelo ministro e encaminhado para a Caixa Econômica Federal nesta sexta-feira. O próximo passo é a análise da capacidade de endividamento do tomador na Secretaria do Tesouro Nacional, para posterior assinatura do contrato de financiamento", detalha.
A liberação do recurso é esperada há cerca de dois anos. Como já informado em
O Imparcial, a Prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de fazer uso de verba própria para dar celeridade ao processo, mas não foi preciso. O projeto conta ainda com sete bicicletários ao longo do caminho, abrigos de ônibus e iluminação. Além dos 12 km, a malha cicloviária ainda receberá traçados menores que serão interligados à via principal e darão acesso a diversos bairros da cidade.