Ministério da Saúde amplia vacina contra HPV para usuários da PrEP

Em Prudente, vacinação começa nesta quarta-feira e os usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV serão incluídos

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 24/07/2024
Horário 06:10
Foto: Instituto Butantan
Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra o HPV
Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o público da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), um vírus sexualmente transmissível. Com essa medida, usuários da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) ao HIV, entre 15 e 45 anos, vão poder tomar a vacina. Em Presidente Prudente, a vacinação terá início nesta quarta-feira (24), no Ambulatório Médico Municipal, onde funcionam também o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), segundo informa Jefferson Antônio Saviolo, farmacêutico do ambulatório. Para esse público serão três doses: zero, 2 meses e 6 meses.

De acordo com Jefferson, com a ampliação, será possível ajudar ainda mais na prevenção das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e cânceres causados pela doença. “Entendo que foi uma medida justa e necessária porque usuários da PrEP apresentam risco aumentado de aquisição da infecção pelo HPV. E a gente vem observando um aumento do HPV nesse público de 15 a 45 anos. A possibilidade desse público ser vacinado, com certeza vai diminuir a cadeia de transmissão do HPV”, afirma Jefferson.

A vacina para esse grupo só será oferecida no Ambulatório Médico Municipal.

O que é PrEP?

A PrEP é uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) – causador da aids), caso ocorra exposição ao vírus. Comprimidos são tomados antes da relação sexual, o que permite que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. O medicamento é indicado para pessoas a partir de 15 anos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para aquisição da infecção.

De acordo com Jefferson, o usuário da PrEP realiza acompanhamento regular de saúde no Ambulatório Médico Municipal, com testagem para o HIV e outras ISTs.

No entanto, Jefferson ressalta que a vacina contra o HPV e a PrEP não impedem a infecção por outras ISTs. Então, o uso do preservativo ainda é a melhor prevenção.

Vacina contra o HPV

Segundo Jefferson Saviolo, a vacina contra o HPV existe há 10 anos. Foi incluída no calendário dos adolescentes em 2014. Ela é distribuída de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), nas unidades de saúde, para os seguintes públicos:

- Meninas e meninos de 9 a 14 anos;

- Pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos);

- Vítimas de violência sexual;

- Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR).

Em Prudente a vacina para esses grupos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. 

O que é o HPV?

O farmacêutico do Ambulatório Médico Municipal de Prudente, Jefferson Saviolo, explica que o HPV (papilomavírus humano) é uma IST (infecção sexualmente transmissível) e está associada a verrugas nos órgãos genitais e ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, anus e orofaringe (boca). O sintoma mais característico do HPV é o aparecimento de verruga na região genital. Embora sejam mais comuns na região genital, as verrugas podem aparecer também em qualquer lugar infectado pelo vírus, incluindo lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta.

Foto: Cedida


Jefferson informa que vacinação contra HPV para usuários da PrEP começa nesta quarta-feira

Publicidade

Veja também