O estudante Miguel Rosa dos Santos, de 9 anos, aluno da Escola Municipal José Carlos João, em Presidente Prudente, está entre os 42 brasileiros convidados a ingressar na IJHS (International Junior Honor Society), sociedade de honra internacional para jovens prodígios, a única criança autista e da rede pública de ensino a ser convidada.
A lista com os nomes dos 42 brasileiros admitidos, inclusive o de Miguel Rosa, foi divulgada na rede social da Mathletes Contests, empresa representante de Olimpíadas Científicas Internacionais.
Na publicação, a Mathletes Contests enfatiza "a conquista extraordinária dos jovens, que reflete o compromisso, a dedicação e o esforço de cada um, em sua jornada acadêmica e pessoal".
Em nota à imprensa, a administração municipal de Prudente parabenizou o aluno Miguel Rosa dos Santos "por mais uma importante conquista".
Aos nove anos, Miguel Rosa dos Santos já deixou sua marca no cenário acadêmico e tecnológico. Diagnosticado com TEA (transtorno do espectro autista), altas habilidades e superdotação, o jovem prodígio foi recentemente aprovado no vestibular de Engenharia de Software da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A notícia sobre o feito foi apurada e divulgada incialmente pela reportagem de O Imparcial e a trajetória do garoto despertou a atração de diversos veículos de mídia no Brasil.
Portais como Metrópoles, MSN Notícias, A Tarde, Jornal Liberal e perfis influentes no Instagram, como “Choquei” e “Razões para Acreditar”, noticiaram as conquistas de Miguel, o que gerou uma onda de interação nas redes sociais, com centenas de milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos.
O jovem prodígio, que tem o sonho de ingressar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), já foi até reconhecido por feitos como a descoberta de asteroides. Além de frequentar a escola regular, ele também assiste às aulas de pós-graduação em Física como aluno ouvinte na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) e dedica boa parte do seu tempo a estudos em física quântica, nanotecnologia e engenharia.