E todo empenho, dedicação, esforço e determinação realizados pela atleta prudentina Michele Ferreira, 29, têm sido recompensado com expressivas e importantes conquistas. A mais recente foi alcançada no último sábado, em São Paulo, onde a fisiculturista foi vice-campeã do Campeonato Estadual de Fisiculturismo, categoria "Body fitness", 1,68 centímetros e, de quebra, ainda se classificou para a competição nacional, que ocorre em julho, em Cuiabá (MT). O evento foi organizado pela IFBB-SP (Federação Paulista de Culturismo, Fitness e Bodyfitness).
Além de Ferreira, o fisiculturista – também morador e representante da capital da Alta Sorocabana – Felipe Sola dos Santos, 24, participou do evento e, entre 22 atletas do Estado, na categoria "Men’s physique", acima de 1,75 centímetros, ficou entre os quatro melhores da competição. Embora não tenha garantido a classificação para o nacional, já que apenas os três primeiros colocados seguem representando São Paulo, o esportista afirma a alegria e satisfação em ter figurado entre os participantes e o sentimento de "dever cumprido" pelo resultado obtido nesta disputa e nas duas anteriores (Campeonato Paulista de Estreantes em Fisiculturismo, onde ficou em 4º lugar e 1ª Copa Paulista de Fisiculturismo Fitness, onde foi o 7º colocado). "Em pouco mais de 60 dias, participei de três competições. Foi cansativo, um ritmo acelerado, mas valeu a pena", salienta o competidor.
Preparação
Se engana quem pensa que, após a conquista em São Paulo, a atleta Michele tirou "folga". Pelo contrário. A prudentina está ainda mais focada nos treinos, se preparando para a disputa da etapa nacional da competição. Segundo ela, os treinos ocorrem três vezes por dia, duram em torno de 1h30 e ocorrem nos sete dias da semana. "Uma preparação intensa, visando o evento", pontua.
Esclarece que, em São Paulo, o nível das competidoras estava "bastante elevado", fato que deve se repetir na disputa em julho.
Mesmo assim, Ferreira diz que as expectativas são as melhoras e segue confiante. "Meu foco é ficar, novamente, entre as primeiras colocadas.", salienta.
Já Felipe Sola – como é conhecido – também prossegue com os treinos, porém, no momento, entra em uma fase "off", que consiste em um consumo maior de carboidrato e proteínas. O atleta não deve ficar muito tempo sem competir e, conforme pontua, deve participar de dois eventos: A Copa New Nutri, em setembro, e o campeonato Mister Santos. "Os treinos prosseguem, por enquanto com um período mais tranquilo e depois retorno a preparação pesada", menciona Sola.
Esporte crescente
Alavancando o esporte na região, ambos os atletas dizem que o fisiculturismo está em plena ascensão. Pontuam que a região está cada dia comentando mais a respeito e as pessoas conhecendo um pouco mais o fisiculturismo. Tanto Michele quanto Felipe ressaltam a demonstração e apoio que os amigos, familiares e outras pessoas têm demonstrado por eles e afirmam que se alegram em ver que podem servir como exemplos – no que diz respeito a iniciar no esporte – para outras pessoas que tenham interesse e vontade de fazer parte desta modalidade.
Sobre o apoio financeiro, ambos dizem que, na região, ainda falta este suporte, mas esperam que, aos poucos, isso mude e novos apoiadores apareçam.