Quando entrarem em campo hoje, às 16h, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela abertura da segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo, Brasil e México vão deixar um coração dividido em Presidente Prudente. Nascido na Cidade do México e radicado na capital da Alta Sorocabana há cerca de quatro anos, o cozinheiro Eduardo Hamed Árias, 38, diz que ama sua pátria, mas que se sente em casa, no Brasil. Portanto, o mexicano relata que irá torcer para que a partida termine empatada, para evitar um sofrimento maior.
Casado com uma brasileira, o mexicano desembarcou em Prudente há aproximadamente quatro anos. Desde lá, Árias conta que constituiu família, cultivou novas amizades e aprendeu a amar a cidade e o Brasil. "Me sinto em casa, no Brasil. Aqui eu me casei, fiz amigos e construí minha família. Estou totalmente adaptado ao país e já me sinto praticamente um brasileiro", afirma o cozinheiro.
A paixão pela nova casa é tamanha, que o mexicano se vê em um dilema. Não sabe se honra sua nacionalidade e veste as cores verde, branca e vermelha do México. Ou se entrega de vez a nova paixão e veste o verde e amarelo. Na dúvida, o cozinheiro cita que irá torcer por um empate em 2 a 2, com gols de Jô e Neymar para o Brasil, bem como do atacante Peralta e de Giovani dos Santos, para os mexicanos. "Vai ser uma partida difícil. Não era bem a situação que eu queria estar vivendo. Meu coração está dividido, então, prefiro torcer pela igualdade. Assim ficarei bem de qualquer forma", pondera.
Em 38 confrontos, a seleção brasileira aparece com uma larga vantagem sobre os mexicanos. No total, foram 22 vitórias dos brasileiros, contra dez triunfos do México, além de seis empates. Ambas as equipes vêm de vitória em suas estreias pela Copa do Mundo. Na abertura do torneio, na última quinta-feira, o time de Luiz Felipe Scolari, venceu a Croácia por 3 a 1. Por sua vez, o México superou Camarões, na sexta-feira, pelo placar mínimo de 1 a 0.
Jogo decisivo
Mesmo com o coração dividido, Árias diz que acredita na classificação de seu país para as oitavas de final. Tanto que, o mexicano já garantiu seu ingresso e o da esposa para assistir a partida entre Croácia e México, marcada para 23 deste mês, às 17h, na Arena Pernambuco, no Recife.
"Brasil e México empatam e depois vou acompanhar de perto o jogo-chave para meu país. Que será a partida contra a Croácia. Neste confronto acredito em vitória para o México, que irá se classificar para a próxima fase", crava o cozinheiro.