Todo dia 15 de novembro é uma data importante para Jair Ferreira de Castro, 77 anos. É que nesse dia, o metalúrgico aposentado, morador do Jardim Planalto em Presidente Prudente, faz a montagem do presépio, na área da frente de sua casa.
Essa tradição, segundo Jair, teve início em 2015. “A gente, muitas vezes, só pensa em pedir algo a Deus. Esse presépio que monto há dez anos é uma maneira de agradecer as graças que venho recebendo. Encontrei essa forma de retribuir”, explica.
Ele conta que são 19 peças ao todo, entre animais como carneiros, camelos, pombas, vaca, Maria, José, os três reis magos Gaspar, Baltazar e Belchior (ou Melchior), uma cascata de pedra jorrando água, manjedoura e o Menino Jesus, que é introduzido no cenário apenas na véspera do Natal, na qual tudo ganha sentido, quando a criança preencherá o vazio.
O presépio tem três metros de comprimento por dois metros de largura. As peças, segundo ele, tem 60 centímetros de altura, e algumas são muito pesadas. “As peças foram encomendadas em uma empresa de Londrina (PR). O berço (manjedoura), por exemplo, precisa de duas pessoas para carregar, é bem pesado”. As peças, segundo Jair, são pintadas com resina envelhecida para aguentar o sol e a chuva.
Além disso, o presépio também tem iluminação de fita de LED, o que chama ainda mais a atenção de quem passa por ali durante à noite. “O presépio se tornou uma tradição e uma atração para os moradores aqui do bairro, pessoas que passam aqui na minha rua. Todo mundo acha muito bonito”.
AOS INTERESSADOS
O presépio fica montado na casa do senhor Jair até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis e só é desmontado no dia 7. O endereço dele é Rua Sebastião Paque Rosilho, 80, Jardim Planalto.