Mestre de capoeira de Prudente participa do Volta ao Mundo Bambas

Maior evento da capoeira esportiva foi realizado em Brasília e Nelson Hilário foi um dos árbitros selecionados

Esportes - Cassia Motta

Data 17/10/2024
Horário 19:33
Foto: Cedida
Evento foi realizado de 11 a 15 de outubro, Arena Hall, em Brasília
Evento foi realizado de 11 a 15 de outubro, Arena Hall, em Brasília

Nelson Hilário Carneiro, 55 anos, 45 deles na capoeira, foi selecionado para participar da arbitragem do VMB8 100 k (Volta ao Mundo Bambas - 8ª edição), realizado de 11 a 15 de outubro, em Brasília (DF), no Arena Hall.

A oportunidade surgiu depois que Nelson participou de cursos de arbitragem, visão do atleta e coach da VMB, em julho deste ano. “Depois de realizar os cursos, foram selecionados os mestres com mais experiência, e eu fui selecionado, já estou há 45 anos na capoeira”, conta. 

O mestre de capoeira ficou entusiasmado e orgulhoso de ter sido selecionado, pois o VMB é a maior competição de capoeira em alta performance do mundo, que coloca frente a frente atletas da modalidade representando diversos Estados brasileiros e países, em busca do cinturão oficial da capoeira, com a premiação inédita de R$ 100 mil para os participantes. “Fiquei impressionado com a infraestrutura do evento, foi muito além do que a gente esperava. Foi extremamente profissional. Foi um impacto muito positivo na vida de todos nós capoeira, foi a valorização do profissional e com certeza um incentivo para as crianças de projetos sociais de capoeira”.

Nelson ressalta que a capoeira hoje em dia vem surpreendendo muito. “Antigamente era apenas um projeto para tirar as crianças das ruas, e hoje também tem esse objetivo, mas está se profissionalizando cada vez mais”, ressalta. 

Quando ele era professor em vários locais, há 20, 30 anos atrás, lembra que sempre incentivava os alunos a estudar. “Sempre falei ‘capoeira não enche a barriga de ninguém’, mas de uns tempos pra cá isso também vem mudando e a capoeira está tendo renda. Eu mesmo estudei muito, fiz faculdade de Educação Física, pós-graduação, mestrado e agora o meu doutorado, escrevi dois livros e estou terminado o terceiro sobre a capoeira na longevidade. Hoje tenho alunos que fizeram capoeira comigo e são formados, porque incentivei a estudar”.

Por ter uma longa caminhada na capoeira esportiva, como professor, Nelson afirma que esse evento veio consagrar sua jornada. “Participar desse evento foi um reconhecimento imenso para mim, principalmente pelos elogios que eu e os outros árbitros da equipe recebemos da VMB pela nossa performance. Me preparei com treinamentos antes da competição, e isso deu suporte, e mais propriedade na hora de dar a nota. Isso foi maravilhoso”.

Cedida

Nelson Hilário Carneiro, 55 anos, 45 deles na capoeira: “Orgulhoso por ter sido escolhido”



 

Publicidade

Veja também