Quando se trata de futebol, alegria e frustração são sentimentos que caminham lado a lado. Dos 145 jovens que compareceram ontem na seletiva da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) na categoria sub-17, muitos tiveram que conviver com o "não" do técnico Horácio Luiz de Castro. No entanto, para todos que não foram aprovados, o que fica é a vontade de continuar em busca do sonho de ser jogador profissional.

Horácio (centro) seguirá avaliando os jovens meninos para o time da categoria sub-17
Apesar de não ter conseguido desta vez, Flávio Ramalho da Silva, 15 anos, conta que a sua vitória antes da avaliação foi chegar ao Estádio Municipal Caetano Peretti. "Meu tio ia me trazer, aí ele teve um compromisso e eu tive que correr atrás de alguém, graças a Deus consegui", fala. O garoto que atua na lateral-direita conta que há seis meses mora em Pirapozinho, e desde então trabalha em um lanche para ajudar nas despesas de casa.
Flávio revela que no futuro espera chegar a um time grande, com o objetivo de dar uma condição melhor a sua mãe. "Todo o esforço vale a pena. Não deu certo, mas não vou desistir. Vim para o Estado de São Paulo para isso, pois aqui existem muitas oportunidades", garante ele, que é natural de Urucuia (MG), que fica a mais de mil quilômetros de distância de Prudente. Fundamental para o desejo de seguir carreira como atleta é o apoio da família.
Pai: primeiro torcedor
E do alambrado, Máximo Josias Neto acompanha de olhos atentos, os toques na bola do filho Emanuel Wiliam, que com 15 anos, quer ser um meio campo de sucesso. "Eu sou o grande torcedor dele. Sempre que tem peneira estou junto com ele, e sempre dando incentivo", fala. Entretanto, apesar de incentivador e dar alguns palpites, o pai fala que prefere ficar de longe para não atrapalhar. "Ele não gosta muito quando eu falo, então prefiro dar um espaço para ele jogar", completa. "Eu fico feliz de ter ele por perto", completa Emanuel, que segue entre os avaliados.
Horácio ainda não revelou todos os aprovados, porém os que passaram na primeira fase vão retornar para uma nova fase de testes, juntamente com os selecionados em outras peneiras.