Mesa posta: uma mesa bem arrumada faz toda a diferença na hora das refeições

Leticia Fabiana Fernandes diz que montar uma mesa nada mais é do que colocar a sua personalidade e a criatividade, e sem gastar muito ou quase nada

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 29/09/2024
Horário 05:07
Foto: Arquivo pessoal
Mesa posta para sopas e caldos utilizando prato raso e bowl, taça de vinho, taça de água, colher de mesa (sopa) trilho de mesa, guardanapo e porta guardanapo
Mesa posta para sopas e caldos utilizando prato raso e bowl, taça de vinho, taça de água, colher de mesa (sopa) trilho de mesa, guardanapo e porta guardanapo

Mesa posta é uma prática que envolve preparar e decorar o ambiente onde as pessoas vão se reunir para comer, transformando esse momento em uma experiência mais agradável e visualmente atrativa. Segundo a especialista, Leticia Fabiana Fernandes de Presidente Prudente, uma mesa bem arrumada faz toda a diferença na hora das refeições. “Uma mesa posta nada mais é do que colocar a sua personalidade, criatividade e dedicação na sua mesa de café da manhã, almoço ou jantar”.
Leticia explica que a atitude é o simples ato de separar todos os itens que vão ser utilizados durante aquela refeição e coloca-los de uma maneira organizada, funcional e bonita. “Só vai à mesa o que vai ser utilizado. Às vezes, a gente vê fotos daquelas mesas elaboradas, com um monte de coisas e a pessoa não sabe nem usar metade daquilo e muitas vezes nem tem funcionalidade. Temos que ser práticos”.
A importância de investir em uma mesa posta vai além dos produtos, pratos, louças talheres. “A maior importância é a qualidade do tempo que a gente vai passar com a família, com os amigos. Você vai preparar aquela mesa para ficar com as pessoas que você gosta, e é lógico que é interessante ter itens bonitos para combinar, para montar uma mesa harmônica. Porque a vida gente já é tão corrida, que muitas vezes a refeição vai ser o único momento que a pessoa vai ter com a sua família”.

Itens para garantir uma mesa apresentável
A especialista diz que para montar uma mesa bonita, a pessoa tem que ter alguns itens, e para isso ela explica como comprar ou utilizar o que já possui. “Aqui temos duas variantes - uma se a pessoa está começando a montar a casa e a outra é para quem já tem uma casa, mas nunca fez mesa posta”.
Para quem está montando sua casa, os itens necessários são louças, talheres, copos, taças. A dica é comprar esses itens em tons mais claros. “Pode comprar um jogo completo de louça branco, que é mais fácil de combinar, não vai enjoar. Copos e taças transparentes, talheres de inox e roupa de mesa que seria ou uma tolha de mesa ou jogo americano. Isso é o que é indispensável e deve ter harmonia. Comprar tudo mais neutro, a pessoa pode fazer várias combinações e aos poucos vai entendendo o estilo da sua casa e vai acrescentando outras peças para combinar com as que já tem”.
Se a pessoa já tem uma casa, já em tudo - louça, talher, mas está faltando algum item, quebraram algumas peças ou não combinam muito, a primeira coisa a fazer é um “limpa” nos armários. Leticia explica que é preciso ver o que tem, o que está faltando, o que é dispensável, o que vai doar, o que dá para substituir. “O que acontece muitas vezes é que a pessoa quando compra itens mais neutros, é mais fácil de ir repondo, pois dificilmente uma empresa tradicional, por exemplo, vai tirar os modelos de linha. Agora, quando vai comprando peças estampadas, coleções de época, muitas vezes não consegue repor e vai ficando com aquele monte de prato sem combinar nada com nada. A dica é comprar sempre peças mais clássicas, de empresas mais renomadas, que tem tempo no mercado e aí fica mais fácil repor”. Leticia desenvolve esse trabalho de consultoria, onde vai até a casa da pessoa avaliar todos os itens que ela tem, o que dá pra fazer combinação, o que dá para reaproveitar, o que precisa comprar. 
Para a roupa de mesa é preciso ter toalhas, jogos americanos, guardanapo, porta-guardanapo, que são os itens básicos e indispensáveis. 

 
Mesa posta para almoço ou jantar, utilizando jogo americano, guardanapo, porta guardanapo, prato raso, taça de vinho, taça de água e talheres de mesa 

Montar uma mesa gastando pouco
Leticia diz que é “super possível” montar uma mesa gastando pouco ou quase nada. “Se a pessoa avaliar o que já tem em casa, muitas vezes não vai precisar comprar nada. Mas, também se for necessário, comprar de maneira assertiva para gastar pouco, porque a ideia que as pessoas têm de mesa posta é para gente chique, coisa cara, tem que ter muita louça, e não é assim. A primeira coisa a ser feita é avaliar o que tem em casa, e tudo dá para fazer. Eu sou muito apaixonada por mesa posta, só de olhar no armário da cliente, eu já consigo visualizar a mesa. E, a cliente muitas vezes fala ‘nossa, mas isso está aí há tanto tempo, nem uso’, e dá para usar”.
Leticia dá um exemplo sobre os pratos que antigamente tinham na cor marrom, azul e transparente, e hoje a maioria das pessoas que ainda tem não quer montar mesa posta com eles, porque acha antigo, feio. “Há uns 6 ou 7 anos, veio uma moda do prato transparente de bolinha de vidro em volta, e virou uma febre, várias mesas postas com ele. E, quando eu ia na casa, as pessoas falavam que queriam aquele prato. Mas, ela tinha o prato transparente antigo, que era igual ao outro. A única diferença são as bolinhas, mas a ideia é a mesma, que é mostrar a roupa de mesa que está embaixo do prato. Então, eu acho que a pessoa tem que ter criatividade para conseguir montar com o que ela já tem, sem gastar muito, ou nada”.

Mesa posta para café da manhã ou café da tarde utilizando jogo americano e trilho de mesa, guardanapo, porta guardanapo, prato de sobremesa, xícara de chá e talheres de sobremesa

Paleta de cores
A mesa posta vai depender do estilo que você quer expressar em sua mesa, se será mais rústico ou sofisticado, chique o descontraído. 
Segundo Leticia, definir a paleta de cores na hora de montar a mesa, é a partir da personalidade da pessoa. “Isso seria para quem já se conhece, para quem tem o hábito da mesa posta e quem já sabe o seu estilo de mesa posta. Porque assim como na moda, a gente também tem os estilos na mesa posta, pode ser um estilo mais romântico, mais clássico, mais moderno, minimalista, mais rústico, então automaticamente a casa, a louça já é nesses princípios, e aí fica mais fácil”.
Mas, se a pessoa não pratica a mesa posta, não sabe bem qual o seu estilo, Leticia ajuda fazendo uma análise para que a pessoa descubra qual o estilo dela em relação a casa e aí vem as dicas para fazer compras assertivas, baseado no estilo que ela tem ou gosta.
Mas, antes mesmo de definir a paleta de cores, é preciso definir o que vai servir, o horário, o cardápio. “Vamos supor que seja um jantar para as amigas, vai servir risoto com filé mignon, a partir desse cardápio a gente sabe o prato que vai ser utilizado. Vai servir vinho tinto com esse risoto, seria algo mais noturno, então o jogo americano poderia ser um tom neutro, algo puxado para a cor do vinho, nessa pegada mais escura, mais elegante. Um nude com essas nuances de noite, uma estampa mais geométrica. Pode ser colocado, por exemplo, um guardanapo no mesmo tom do jogo americano, de tons nude com vinho”.
Se a ocasião for um café da tarde, a gente pensa logo em relaxar, então a escolha de tons claros é a melhor opção. “Pode colocar um floral, suave, meio rosado que vai combinar com o horário, vai utilizar prato de sobremesa, pode acrescentar flores, por exemplo”.

Fotos: Arquivo pessoal


Mesa posta para jantar, utilizando cores mais escuras


A especialista em mesa posta Leticia Fabiana Fernandes

Publicidade

Veja também