Estratégias e segredos fazem parte das tratativas sobre eleições, inclusive como foi a recente de renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Prudente e como já ocorre nos bastidores da próxima eleição municipal, que está a menos de dois anos.
CENÁRIO POSSÍVEL
Portanto, informações sobre os ajustes políticos, abertas ou descobertas, geram notícias na cobertura da reportagem e do colunismo, no qual cabe especular sobre os corredores que contornam o cenário político, ainda que passível de mudar a todo instante.
PELO MENOS CINCO
Dentro deste contexto, já são pelo menos cinco prováveis candidatos a prefeito nas eleições de 2024. Por ordem alfabética: Demerson da Saúde, Ed Thomas, Guilherme Piai, Milton Carlos de Mello “Tupã” e Paulo Lima.
TROCA DE LIDERANÇA
Demerson poderá assumir a liderança do PSB que foi deixada por Ed Thomas e depois de 4 anos seguidos como presidente da Câmara, a partir de 2023, irá se dedicar exclusivamente à sua atuação como vereador.
CANDIDATO NATURAL
Sem partido e com a perspectiva de filiação em agremiação que esteja alinhada com o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Ed Thomas surge como candidato natural para buscar a reeleição.
MUSCULATURA FORTE
Guilherme Piai (Republicanos) vem da melhor votação como candidato a deputado federal por Prudente e região, com mais de 63 mil votos; e o mais votado na cidade de Prudente, com mais de 31 mil votos. Hoje, faz parte da equipe de transição do governo.
APOIO E VITÓRIAS
Tupã (União Brasil) foi para as ruas nas eleições deste ano, não como candidato e sim como apoiador de duas candidaturas vitoriosas: reeleição do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e eleição do deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil).
POR QUAL PARTIDO
Sobre Paulo Lima, não é sabido se ficará ou deixará o PSD liderado pelo ex-ministro Gilberto Kassab, um dos articuladores da campanha vitoriosa do Tarcísio, que teve como vice Felício Ramuth, do PSD.
SEM QUERER, QUERENDO
Como tem sido provado sistematicamente que campanha de última hora não dá resultado, não é novidade que as articulações já ocorram, ainda que sejam tímidas, do tipo Chaves: sem querer, querendo.
PINGOS NO IS
O marcondense prefeito de Anaurilândia, no Mato Grosso do Sul, Edinho Takosono (PSDB) está no seu quinto mandato e não no quarto mandato, conforme noticiado no Plantão de terça-feira desta semana.
EM COMEMORAÇÃO
O ex-secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), comemora o fato de ter sido reconduzido para o mandato 2023-2026 como diretor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Estado de São Paulo.