Quatro jogadoras de Presidente Venceslau disputam, entre hoje e sábado, o 2º Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3, em Águas de Lindóia. As meninas são alunas do Colégio São Paulo, e na competição vão representar o Estado de São Paulo. Outros oito Estados contarão com equipes, no evento que é promovido pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar).
Além das atletas, a treinadora também é venceslauense: Christi Ane Hammerschmidt. Ela conta que o convite lhe deixa bem orgulhosa. "É um reconhecimento do trabalho que a gente vem desenvolvendo ao longo de todos estes anos. Somos considerados referência no esporte", expõe.
O elenco contará ainda com Geovana Fonseca, Clarissa Carneiro, Anna Beatriz Hammerschmidt e Emily Aguiar.
Clarissa é uma das atletas de Venceslau que disputa a competição em Águas de Lindóia
Christi Ane comemora também a chance, já que o vencedor conquista o direito de disputar o Mundial da modalidade, que será realizado na Estônia, em junho. "Poderemos ainda conhecer esta divisão do basquete que vem crescendo muito no país. E é bem diferente do que estamos acostumadas", explica.
As adversárias serão equipes do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
3X3
As regras do basquete 3x3 são bem próximas do jogo convencional. A principal diferença é o numero de jogadores em quadra. No convencional, a partida é composta por cinco jogadores e mais sete reservas. No 3x3, são três jogadores em quadra e apenas um reserva. A quadra utilizada é metade do tamanho da normal. Um jogo tem a duração de dez minutos, ou ainda quando um time fizer 21 pontos ou mais. Também ganha a equipe que tiver uma maior pontuação no tempo regulamentar.
SAIBA MAIS
Apoiadores
Para participar da competição, o time venceslauense conta com o apoio do Colégio São Paulo.