MELL: PIONEIRA NO SETOR IMOBILIÁRIO

Uma das primeiras mulheres a atuar como corretora de imóveis em Prudente tem uma história exemplo para quem pretende empreender e obter bons resultados

PRUDENTE - HOMERO FERREIRA

Data 22/12/2019
Horário 08:15
Paulo Miguel - Mell Minzoni: pioneirismo, determinação e contribuição ao mercado imobiliário de Prudente
Paulo Miguel - Mell Minzoni: pioneirismo, determinação e contribuição ao mercado imobiliário de Prudente

Na condição de mulher pioneira como corretora de imóveis em Presidente Prudente, Armelinda “Mell” de Jesus do Carmo Minzoni tem 34 anos no mercado que, nesse tempo, tem oscilado com a economia do Brasil, mas crescido exponencialmente no âmbito regional.

Comparando com a sua terra natal, Presidente Bernardes, nesse período o crescimento populacional de Prudente foi de 78.890 habitantes, o que representa seis vezes a população bernardense de 13.106, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 1985, no início de sua carreira profissional, a população prudentina era de 149.853 e atualmente é de 228.743. Mell acompanhou, contribuiu e continua contribuindo com esse crescimento, mas conviveu com declínios, especialmente os de planos de ajuste da economia brasileira.

Para por fim ao processo inflacionário, após o acordo de 1983 das dívidas ao FMI (Fundo Monetário Internacional), foram quatro planos econômicos: Cruzado (1985), Bresser (1987), Verão (1989) e Collor (1990), o mais desastroso de todos para o mercado imobiliário.

O confisco da poupança provocou recessão sem precedentes na construção civil e no comércio de imóveis, conforme Mell, que na sua trajetória viveu oito mandatos de presidentes, governadores e prefeitos; gestores públicos que interferem no mercado, especialmente no plano federal.

O mais recente boom ocorreu de 2010 a 2015 com financiamento imobiliário do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, considerado por Mell a peça-chave da engrenagem. De lá para cá tem ocorrido um declínio e a luta pela sobrevivência requer mecanismos de adequação.

Com sua expertise no ramo, ainda em pleno boom, agregou a locação ao seu negócio, há sete anos, quando deixou de atuar apenas na compra e venda. Esse lance de mulher de visão decorre de vivências de quem começou a trabalhar muito cedo e subiu degrau por degrau.

A segunda de seis filhos do caminhoneiro Eufrásio Jorge do Carmo, procedente da Bahia, e da dona de casa Nicolina Testa do Carmo, veio bebê de Bernardes para Prudente. Sua família morou por 17 anos no Jardim Brasília, antigo bairro da zona leste.

Em sua formação de ensino médio, os estudos foram nas escolas Alayde Tortorella de Faria Motta, no Jardim Planalto; Zilda Ruiz, no Jardim Brasília; e Monsenhor Sarrion, na Vila Roberto; perto de onde instalou inicialmente a imobiliária, na garagem da casa de seus pais.

Mas, até chegar a ter seu próprio negócio, a caminhada foi longa, iniciada na infância. Aos 10 anos trabalhava na casa da vizinha, como babá de três crianças. Depois, como doméstica em algumas casas e o maior tempo foi com dona Elza Buchalla: quatro anos.

Antes de completar 18 anos, trabalhou nas Indústrias Liane, que produz macarrão e biscoitos, e na Bolsa de Telefones, época em que se alugava aparelho fixo, quando a oferta pela Telesp (Telecomunicações de São Paulo) era muito menor que a demanda.

Nesse emprego de secretária recebeu para locação de telefone a dona da Imobiliária Casa Dourada, na Avenida Washington Luiz, em frente ao Tênis Clube. Como se expressava bem, Mell foi convidada e contratada para a mesma função, mas em pouco tempo passou a atuar como corretora.

Antes, porém, fez o seu credenciamento no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Destacou-se no mercado e foi para a Del Rey Imóveis, onde trabalhou durante 15 anos e diz que aprendeu tudo o que sabe com o proprietário Reginaldo da Silva Santos.

Em 2000 abriu sua própria imobiliária e ficou 1 ano na garagem, na esquina da CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), então Casa do Pequeno Trabalhador. Em seguida se instalou na Avenida Celestino José Figueiredo, na Vila Comercial, onde permanece.

Por um tempo, ocupou apenas parte da frente da casa na qual morou. Eram dois cômodos: escritório e recepção com banheiro. Com o tempo teve a necessidade de ocupar mais uma parte da casa e depois a casa toda para abrigar a equipe de 19 pessoas, trabalhadores diretos. Os indiretos são para serviços de manutenção.

FILOSOFIA DE

BOM ATENDIMENTO

A sede da Mell Imóveis tem sido constantemente reformada, como parte da filosofia de bom atendimento e com o mesmo cuidado dado à manutenção dos imóveis dos clientes. O comando de Mell é rigoroso, com o compromisso de oferecer o melhor na atenção e nos negócios.

Para isso busca aprimoramento em eventos do setor, em Prudente e São Paulo. Faz parte da Unimob (União de Imobiliárias de Presidente Prudente), fundada em 2015 para atuação em colaboração mútua entre Rio Branco, Mell, Samburá, Luka, GM, Belmont, Willy Macedo e Multi Plus.

O seu lema é fazer para o cliente o que faria para si mesma. Essa forma de automotivação a tem acompanhado na vida construída no mercado de predominância masculina, mas no qual, apesar de ser pioneira enquanto mulher, nunca sentiu discriminação.

Nem quando uma pessoa influente da cidade foi com ela ver um terreno, se mostrou interessada, mas não fez o negócio. Em menos de 15 dias já não havia mais a placa de venda, então foi atrás e soube que o mesmo homem tinha comprado. Quis entender por qual não fechou o negócio com ela.

Ao procurar por ele, junto com o pedido de desculpa ouviu a explicação de que não sentiu confiança em tratar de negócios com alguém inexperiente e mulher. Ainda assim, não se sentiu discriminada. Tomou o esclarecimento como verdadeiro, fez dele lição para melhorar sua atuação.

Conquistou o respeito das pessoas, entre as quais, como exemplo, está o empresário e ex-prefeito por duas vezes Paulo Constantino, para quem já vendeu bastante. Um cliente que a recomenda para outras pessoas e diz que se ninguém conseguir vender, a Mell vende. 

Classifica a maior venda de sua vida como resposta de Deus, por ter dado tudo tão certo na negociação de área com 8 mil metros quadrados e cerca de 1,5 mil  m² de construção, quase em frente à sua imobiliária. O barracão da antiga Curtidora Leal Figueiredo foi vendido para a Casa de Oração.

Sabendo que o pastor Jeremias Bispo dos Santos estava à procura de espaço mais amplo do que tinha na Avenida Manoel Goulart, achou que poderia ser o que pertenceu à empresa de curtimento de couro, mas que não tinha placa de venda. Então, procurou pelo dono, alinhou o entendimento entre as partes e fechou o negócio.

O marido de Mell, Sérgio Ricardo Minzoni é representante comercial das Bebidas Wilson. Seus dois filhos trabalham na imobiliária. Felipe é formado em gestão comercial, casado com Emily e têm dois filhos: Arthur e Alice. Matheus é solteiro e desistiu do curso de administração.

Atualmente, Mell consegue viver mais intensamente a família no condomínio onde mora ou na casa da Represa de Martinópolis; diferente do tempo em que deixava os filhos na escola às 7h e seguia a jornada diária que só terminava à noite, por volta das 19h.

Publicidade

Veja também