Medicina de Prudente tem nota máxima e se torna 3º melhor curso do país

Formação da Unoeste obteve nota 5 no Conceito Preliminar de Curso, divulgado nesta sexta-feira pelo Inep

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/04/2025
Horário 05:10
Foto: Marketing Unoeste
Curso de Medicina da Unoeste tem conceito máximo nos indicadores do Inep
Curso de Medicina da Unoeste tem conceito máximo nos indicadores do Inep

O curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente conseguiu mais uma vez a nota máxima (5) no CPC (Conceito Preliminar de Curso) e se tornou o terceiro melhor do Brasil. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela avaliação, que é uma das mais importantes do país.

“Ter conseguido a nota 5 no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes] e estar entre as cinco melhores de Medicina do Brasil é muito orgulho e é resultado de muito trabalho. Nós estamos lisonjeados e sabemos que cada vez mais temos que implementar o nosso curso e que estamos no caminho certo. Isso é importante para os nossos estudantes do curso de Medicina e para todos os estudantes da universidade. Estamos muito felizes”, conta a coordenadora do curso de Medicina, Nilva Galli.

“Esse resultado é muito importante, muito gratificante. Todas as mudanças que são feitas para melhorar deram resultado. Isso veio para coroar. Queremos agradecer todos os professores, os coordenadores, os alunos... Todos carregam esse resultado! Isso mostra que estamos fazendo o certo e nós vamos continuar sempre tentando melhorar. E isso vem trazendo alunos do Brasil inteiro para a gente”, explica o diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Murilo de Oliveira Lima Carapeba.

“O resultado que está sendo divulgado hoje é espetacular. Coroa um trabalho de um grupo muito grande, em especial dos coordenadores do curso. A Unoeste não nega esforços em investir na infraestrutura, na capacitação do corpo docente, sempre na atualização da proposta pedagógica. É um motivo de muita comemoração”, diz o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste.

Creste ainda destaca a dedicação dos mais de 200 alunos que participaram das avaliações levadas em conta pelo Inep. “Mostra a maturidade dos nossos alunos se conscientizando de que, na hora de bater o pênalti, eles dão o melhor de si. Eles levam agora esse DNA da nossa instituição. Agora, o sentimento é de dever cumprido”, pontua.

Alunos atestam

Resultado que reforça o que os alunos já conhecem. “Percebi que a Unoeste tinha algo único, algo que não poderia ser encontrado em qualquer lugar: uma visão integrada de ensino, compromisso com a comunidade, e, principalmente, acolhimento”, conta a estudante de Medicina, Hilana Brancalhone Carvalho, natural de Alcinópolis (MT).

Diferenciais de um curso que impacta diretamente na vida dos estudantes. “A Unoeste me proporciona muito mais do que um aprendizado técnico, além de ser um campus modernizado, com salas tecnológicas e experiências 3D, conta com ambulatórios e laboratórios muito bem equipados, um acervo literário riquíssimo e uma infraestrutura excelente, mas, além disso, o que mais me fascina é o investimento da universidade no desenvolvimento pessoal e emocional dos seus estudantes, nos preparando para enfrentar os desafios da Medicina com confiança e sensibilidade”, avalia.

A estudante Victória Borges Ferreira Cunha está nos primeiros anos de Medicina e decidiu se mudar de Três Lagoas (MS) para Presidente Prudente em busca do sonho de se tornar médica.

“Eu escolhi a Unoeste por ser uma faculdade de referência e contar com muitas turmas formadas. Além disso, já vi muitos médicos formados pela Unoeste nas melhores residências do Brasil, o que me faz acreditar na formação de qualidade oferecida”, diz Victória.

As vivências práticas a que os alunos têm acesso durante toda a formação também foram levadas em consideração na escolha da estudante. “Temos contato com pacientes desde o primeiro termo, o que é muito positivo para desenvolver as aptidões necessárias. Aqui temos diversidade em manequins, tecnologia e um corpo docente de qualidade. Além do ensino híbrido, que nos permite aprender de diferentes formas”, conta. 

Foto: Marketing Unoeste - Alunos são integrados ao serviço de atenção básica

Diferenciais da estrutura

Um dos grandes destaques da Medicina na Unoeste é o PAPP (Programa de Aproximação Progressiva à Prática). Com isso, o estudante será integrado ao serviço de atenção básica e Estratégia de Saúde da Família, conhecendo de perto qual a rotina do profissional de saúde e as necessidades dos serviços de atenção básica. Além disso, o aluno vai aprimorar o conhecimento lidando com casos reais.

O Lhabsim (Laboratório de Habilidades e Simulação) é um dos mais completos do país. O espaço de 655,4 m² conta com três salas de simulação e 14 salas de habilidades. O espaço é utilizado para aulas e avaliações práticas, com 500 alunos passando semanalmente pelo espaço. Outro espaço é o laboratório Anatomy Room 4D e a Casa Simulada (que reproduz os atendimentos domiciliares).

O corpo docente do curso de Medicina é formado por 200 professores, entre mestres e doutores, profissionais que são reconhecidos tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente acadêmico. 

Vagas disponíveis

O vestibular de Medicina da Unoeste vai oferecer 105 vagas em Presidente Prudente, de período integral, para o curso com duração de 12 semestres. A prova será no dia 14 de junho, no Campus 2 da Unoeste, localizado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572. O resultado sairá no dia 17 de junho. As inscrições já começaram e vão até o dia 11 de junho: unoeste.br/site/vestibular.

Publicidade

Veja também