O medalhista olímpico Claudinei Quirino, um dos maiores velocistas do atletismo brasileiro, ministrou, na manhã de ontem, uma palestra aos pacientes do Lar Nossa Senhora do Carmo na Providência de Deus, em Álvares Machado. Em pouco mais de 40 minutos de conversa, o ex-atleta compartilhou sua trajetória de vida, desde a infância traumática em um orfanato, até a descoberta do esporte, quando trabalhava de balconista em uma lanchonete em Lençóis Paulista, cidade onde nasceu.
Por meio de sua própria história, Claudinei procurou mostrar aos pacientes do lar que o sucesso depende de tomar decisões corretas na vida e segui-las com determinação e fé. "Eu era um adolescente sem perspectiva alguma até encontrar no esporte uma oportunidade para construir uma vida nova. Tive que enfrentar muitas adversidades, mas eu nunca permiti que elas me abalassem ou me desviassem do foco", contou.
A casa é administrada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e acolhe, atualmente, 60 homens em recuperação do vício do álcool e das drogas. Para o administrador do lar, frei Mathias, as palavras do atleta reforçam o compromisso dos recuperandos com o tratamento. "A principal lição que o Claudinei nos deixa é a da perseverança. Se a gente é forte e perseverante, as adversidades se tornam meros obstáculos, mas que não nos derrubam", relata o frei.
Trajetória
Desde o início da carreira profissional, Claudinei conquistou mais de 400 medalhas em competições de nível regional, nacional e internacional, com destaque para a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000, pelo revezamento 4x100 metros. Hoje, o ex-atleta mantém o projeto socioeducativo Talento Olímpico, que atende mais de 800 crianças em Presidente Prudente e Álvares Machado. Além disso, se dedica a ministrar palestras motivacionais.
Recuperando vidas
O lar foi fundado em junho de 2001, por iniciativa do padre Antonio Sergio Girotti e da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, em Presidente Prudente. O trabalho recebeu o nome de Aprev (Associação Prudente Recuperando Vidas). No entanto, desde agosto de 2010, a administração está sob a responsabilidade da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
No local, os pacientes são tratados por equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistente social, educador físico e monitores, além dos religiosos que ajudam na coordenação da comunidade e são responsáveis pela espiritualidade dos atendidos. Eles têm, ainda, assistência hospitalar no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Prudente.