Matriarca do Grupo Matsuda morre aos 97 anos

Família Matsuda perde sua grande matriarca e o Brasil uma das mulheres pioneiras que brilharam no agronegócio do país

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/11/2022
Horário 10:20
Foto: Cedida
Sua vida sempre se confundiu com o trabalho e era com brilho nos olhos que falava de sua trajetória empreendedora
Sua vida sempre se confundiu com o trabalho e era com brilho nos olhos que falava de sua trajetória empreendedora

A família Matsuda se despede de Fumiko Matsuda, mais conhecida como dona Diva, a matriarca e fundadora do Grupo Matsuda. Dona Diva não deixou que as dificuldades da vida de imigrante pobre limitassem seu destino. Ela veio do Japão aos 4 anos de idade, se casou aos 17, teve sete filhos, doze netos, cinco bisnetos e um tataraneto.

Ao lado de seu marido, Shichiro Matsuda, lançou seu trabalho no campo, sendo uma das pioneiras no agronegócio. Sua vida sempre se confundiu com o trabalho e era com brilho nos olhos que falava de sua trajetória empreendedora. A família Matsuda perde sua grande matriarca e o Brasil uma das mulheres pioneiras que brilharam no agronegócio do país.

Mesmo sem estar mais no dia a dia da empresa fazia questão de visitar as fazendas e com seu olhar aguçado fazia observações sobre o que podia ser melhorado.

Dona Diva era mãe de Jorge Matsuda, falecido em 2019, um ícone na história do Grupo, e responsável pelo salto que a empresa deu nas últimas décadas.

Ela faleceu aos 97 anos de idade na Santa Casa de Presidente Prudente, em 19 de novembro, por causas naturais.

O sepultamento ocorreu dia 20 de novembro, no Cemitério Municipal de Álvares Machado. A família Matsuda pediu aos amigos que fossem enviar flores, que optassem por fazer doações do mesmo valor para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também