Teve início no dia 2 e segue até 7 de julho, a Mostra da Imigração Japonesa, na Galeria Takeo Sawada do Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, com uma reprodução de portais e decoração típica, além da exposição de objetos e curiosidades sobre a cultura japonesa. Mas a programação ainda é composta por bonsais, workshop e documentários, como parte do evento em comemoração aos 107 anos da vinda dos imigrantes japoneses ao Brasil.
O evento é batizado de Nintai. A palavra tem um significado relevante, pois trata-se daqueles que têm a coragem de enfrentar os desafios com paciência. "Define o espírito de pioneirismo dos imigrantes japoneses que aportaram em nossa nação e contribuíram com a sua cultura", explica o produtor cultural Celso Aguiar.
As festividades terão exposições de telas de três artistas japoneses importantes para a cidade: Sawada, Ikoma e Morita. Elas poderão ser vistas de 15 a 20 de junho.
O workshop de haicais (poemas típicos do Japão) será realizado na terça-feira, dia 16, na Biblioteca Municipal Dr Abelardo de Cerqueira César, com Toshio Koketsu e Rubens Shirassu Junior. Também haverá bonsais de Noboru Mizukawa e exposição de haicais e shodô, de Toshio Koketsu, Issao Nomura e Tomoko Onuma.
Nos dias 18 e 19, a Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo recebe escolas agendadas para uma apresentação do documentário "Arigatô", realizado pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). No dia 20, às 19h30, "Gaijin – os caminhos da liberdade"; e no dia 21, às 17h, "Hati-kô".
Sobre a importância desse evento para a comunidade de Presidente Prudente, Celso Aguiar diz: "A população japonesa tem grande importância na construção histórica e cultural da cidade e realizar um evento desses é uma forma de agradecer toda a contribuição feita por eles".