O Centro Cultural Matarazzo recebe a partir desta terça-feira, a exposição do Salão Nacional de Graffiti “Walls and Streets”. A abertura oficial ocorre às 19h de amanhã, na Galeria Takeo Sawada, com a presença de artistas, DJs, sorteio de obras de arte, além de um acervo com diversos trabalhos.
A exposição, que tem o apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e organizada pelo projeto Leitura Campeã, será composta por obras de artistas selecionados, grandes nomes do grafite nacional: ADZ, Biza, Destro, Estúdio Baleia, Fuxa, Genesis, Itamar Xavier, Índio, João Célio, Joka, Jhon, Osmose, Preto TNA, Striker e Zaca.
De acordo com Itamar Xavier de Camargo, um dos artistas participantes da exposição e responsável pela curadoria, um dos objetivos do “salão” é misturar estilos, técnicas e conceitos de grafiteiros reconhecidos, veteranos e novos, com obras que contemplarão diversas técnicas, como pintura, gravuras, dioramas, street art e instalação. A mostra traça uma trajetória que vem desde o início da cultura do grafite, em Nova York, e reúne diversas gerações de artistas, todos de alto nível técnico, sejam nomes consagrados ou novos talentos.
Ainda conforme Itamar, a exposição tem por objetivo valorizar a arte do grafite, que é um tipo de arte urbana caracterizada pela produção de desenhos em locais públicos, como paredes, edifícios e ruas, etc, bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando os espaços públicos.
SERVIÇO
Os interessados poderão visitar a mostra até dia 6 de março. O Centro Cultural Matarazzo abre de segunda a sábado, das 8h30 às 22h. E aos domingos e feriados, a partir das 16h.
Divulgação
Mostra traça uma trajetória que vem desde o início da cultura do grafite, em Nova York