Uma coleção vibrante com mais de 35 obras do artista plástico, Antônio Roberto Ruffino, 65 anos, será exposta na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, a partir desta sexta-feira. Intitulada de “Na Linha do Tempo”, a mostra reúne criações pensadas e pintadas por Ruffino desde 1977, revelando décadas de dedicação, paixão e evolução artística.
A exposição foi inaugurada na noite de ontem, e aberta ao público a partir de hoje, das 8h30 às 22h. As obras encantam pela diversidade de técnicas, desde aquarelas e gravuras em metal até pinturas em acrílico e óleo sobre tela, criando uma experiência visual rica e envolvente.
Com uma trajetória que começou nos anos 70, quando tinha 17 anos, Ruffino selecionou para exposição a sua primeira tela: “Salvador”, pintada com a técnica óleo sobre madeira, quando ele ainda era um garoto.
O artista já participou de diversas exposições, tanto individuais quanto coletivas, e foi reconhecido com prêmios importantes, como o de Melhor Gravura, no Salão de Artes Plásticas Contemporânea de Presidente Prudente, além de Menções Honrosas, em renomados Salões de Arte.
“Na Linha do Tempo” revela ainda o percurso do artista no mundo das artes plásticas e os sentimentos expressos em cada fase de sua vida, capturados nas telas com sensibilidade e profundidade. Além da carreira artística, Antônio Roberto Ruffino é engenheiro mecânico e pós-graduado em Arte Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), no campus de Presidente Prudente.
O artista foi membro curador da Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente, no biênio 2023/24. Realizou exposições individuais e coletivas em Presidente Prudente e região. Entre os prêmios estão:
- Prêmio Menção Honrosa no VIII Salão Interart – Presidente Prudente/SP - 1990;
- Prêmio Menção Honrosa no IX Salão Interart- Presidente Prudente 1991;
- Participou do X Salão Interart de Presidente Prudente - 1992;
- Participou do Salão Interart - Presidente Prudente - 1993;
- Prêmio “Melhor Gravura” no XI Salão de Artes Plásticas Contemporâneo de Presidente Prudente - 1995;
- Prêmio “Aquisição” no XI Salão de Artes Plásticas Contemporâneo de Presidente Prudente - 1995.
SERVIÇO
A exposição “Na Linha do Tempo”, na Galeria Takeo Sawada, pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e aos domingos e feriados, das 16h às 22h. A mostra fica aberta ao público de hoje a 30 de abril.
Cedida/ Antônio Rufino
Ruffino selecionou para exposição a sua 1ª tela: “Salvador”, pintada com a técnica óleo sobre madeira, quando ele ainda era um garoto