Matarazzo expõe “Na Linha do Tempo”,  a jornada artística de Antônio Ruffino

A partir de hoje, mais de 35 obras estarão à disposição do público, na Galeria Takeo Sawada, revelando a trajetória e a diversidade técnica do artista

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/04/2025
Horário 06:08
Foto: Guilherme Guazi
Mostra reúne criações pensadas e pintadas pelo artista desde 1977, que encantam pela diversidade de técnicas
Mostra reúne criações pensadas e pintadas pelo artista desde 1977, que encantam pela diversidade de técnicas

Uma coleção vibrante com mais de 35 obras do artista plástico, Antônio Roberto Ruffino, 65 anos, será exposta na Galeria Takeo Sawada, no Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, a partir desta sexta-feira. Intitulada de “Na Linha do Tempo”, a mostra reúne criações pensadas e pintadas por Ruffino desde 1977, revelando décadas de dedicação, paixão e evolução artística.

A exposição foi inaugurada na noite de ontem, e aberta ao público a partir de hoje, das 8h30 às 22h. As obras encantam pela diversidade de técnicas, desde aquarelas e gravuras em metal até pinturas em acrílico e óleo sobre tela, criando uma experiência visual rica e envolvente.

Com uma trajetória que começou nos anos 70, quando tinha 17 anos, Ruffino selecionou para exposição a sua primeira tela: “Salvador”, pintada com a técnica óleo sobre madeira, quando ele ainda era um garoto.

O artista já participou de diversas exposições, tanto individuais quanto coletivas, e foi reconhecido com prêmios importantes, como o de Melhor Gravura, no Salão de Artes Plásticas Contemporânea de Presidente Prudente, além de Menções Honrosas, em renomados Salões de Arte.

“Na Linha do Tempo” revela ainda o percurso do artista no mundo das artes plásticas e os sentimentos expressos em cada fase de sua vida, capturados nas telas com sensibilidade e profundidade. Além da carreira artística, Antônio Roberto Ruffino é engenheiro mecânico e pós-graduado em Arte Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), no campus de Presidente Prudente.

Prêmios do artista

O artista foi membro curador da Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente, no biênio 2023/24. Realizou exposições individuais e coletivas em Presidente Prudente e região. Entre os prêmios estão:

- Prêmio Menção Honrosa no VIII Salão Interart – Presidente Prudente/SP - 1990;
- Prêmio Menção Honrosa no IX Salão Interart- Presidente Prudente 1991;
- Participou do X Salão Interart de Presidente Prudente - 1992;
- Participou do Salão Interart - Presidente Prudente - 1993;
- Prêmio “Melhor Gravura” no XI Salão de Artes Plásticas Contemporâneo de Presidente Prudente - 1995; 
- Prêmio “Aquisição” no XI Salão de Artes Plásticas Contemporâneo de Presidente Prudente - 1995.
 
SERVIÇO 
A exposição “Na Linha do Tempo”, na Galeria Takeo Sawada, pode ser visitada de segunda a sábado, das 8h30 às 22h, e aos domingos e feriados, das 16h às 22h. A mostra fica aberta ao público de hoje a 30 de abril. 
 
Cedida/ Antônio Rufino

Ruffino selecionou para exposição a sua 1ª tela: “Salvador”, pintada com a técnica óleo sobre madeira, quando ele ainda era um garoto



 

Publicidade

Veja também