Massa de ar quente

Onda de calor é um fenômeno atmosférico caracterizado pelo aumento anormal das temperaturas em determinada localidade, em comparação às temperaturas máximas consideradas normais para aquela área.
Segundo a pesquisadora Marina Hirota, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, há uma massa de ar quente instalada na região que compreende o Sul do Brasil, o norte da Argentina e partes do Paraguai. "Essa massa de ar quente acompanha a subida de um ciclone extratropical, que passa muito longe do Brasil nessa época do ano". 
A especialista pontua que as frentes quentes associadas ao ciclone extratropical não costumam chamar muita atenção no nosso país, pois seus efeitos são mais sentidos e comentados em locais como Estados Unidos e Canadá, onde eles causam nevascas e chuvas intensas em determinadas épocas do ano. Ela entende que a onda de calor atual possui duas particularidades, além da maior intensidade da massa de ar quente. 
Aliada à intensidade da massa de ar quente, nós temos os chamados jatos de baixos níveis. Esse fenômeno é popularmente conhecido como rios voadores, que descreve os grandes fluxos de umidade que vêm da Amazônia, passam por Centro-Oeste e Sudeste, e desembocam na região do rio da Prata. Aliado às altas temperaturas, temos poucos ventos e uma grande umidade. Essa é uma receita para nosso corpo não conseguir suar adequadamente. A junção de todas essas coisas faz com que a sensação térmica suba ainda mais.
Uma segunda particularidade da onda de calor, especialmente no Rio Grande do Sul, é a topografia da região. Especialmente no litoral gaúcho, temos um vento que sopra de oeste para leste. Ele sobe a serra e, ao descer novamente, causa seca e aquecimento. Esse movimento do ar deixa as temperaturas ainda mais altas em alguns lugares. Por isso, nesses dias de muito calor, é ainda mais importante fazer uma boa hidratação com água e frutas, usar roupas leves, arejar ambientes fechados e buscar o abrigo de sombras sempre que possível. Esses cuidados ajudam o corpo a lidar melhor com a temperatura extrema e aliviam a sensação térmica.

Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cq8kjdzzex2o

Publicidade

Veja também