Fomentar a prática da escrita e da leitura. Este é o objetivo da Semana da Leitura da Biblioteca Municipal José de Alencar, de Martinópolis que ocorre entre de amanhã a sexta-feira. De acordo com a diretora de Cultura, Simone Betti, na programação da semana, será montada na rodoviária a Banca de Troca de Livros, que funcionará das 13h às 17h, com aproximadamente 300 livros desde literatura infantil e adulta, até obras religiosas e históricas, entre outras. "As pessoas precisam ser incentivadas a lerem mais, fazendo disso uma prática rotineira em suas vidas", expõe.
Na quarta-feira (16), no Clube da Terceira Idade, terá a palestra "O Prazer da Leitura" com o martinopolense, jornalista e historiador José Carlos Daltozo, 63 anos, a partir das 14h. Ele diz que tratará de ações que professores e familiares precisam despertar nas pessoas, desde a mais tenra idade, o gosto de ler bons livros, revistas jornais, enfim buscar conhecimentos em todo tipo de mídia.
Para ele, esse tipo de ação, de incentivo à leitura, é importante em vários sentidos, como desenvolvimento da fala, da escrita, da oratória e do pensamento lógico. "Atualmente, nesta era de
notebooks, tablets e celulares cada vez mais sofisticados e interativos, a leitura eletrônica também é extremamente útil. Porém, nada substitui o prazer de ter um livro em papel nas mãos. Somente com a leitura nossa mente estará cada vez mais apta para captar e guardar informações", destaca.
Daltozo comenta que há pessoas que usam os livros como conselheiros. Outras recorrem a sua companhia numa noite de insônia, como um passatempo. Há ainda os que gostam de ler numa viagem. "O livro em papel pode ser manuseado e lido em qualquer lugar, a qualquer hora, coisa que não acontece facilmente com os leitores eletrônicos".
Formado em Letras (Português-Inglês), o professor explica que há livros específicos para cada faixa de idade. Segundo ele, as crianças gostam de livros bastante ilustrados, com desenhos coloridos. Os adolescentes preferem os de aventuras. "Tanto é que a série ‘Harry Potter’ foi um sucesso mundial. Os adultos têm preferências por romances, livros históricos e crônicas. Há ainda os que gostam de poesia, de livros de autoajuda e religiosos. Não importa a idade e os gostos de cada um, o importante é ler", acrescenta. O jornalista é também escritor e já publicou oito livros históricos.
Mais palestras
Na quinta-feira 17, os palestrantes serão Fabrício Scavullo e Amarildo Samuel Junior, que explorarão o tema "A importância da escrita e da leitura". Scavullo adianta que abordará brevemente sobre os motivos que o levaram a começar a escrever e, conseqüentemente, o que mudou em sua vida desde então, em aspectos como dicção, conhecimento de mundo, conhecimento da língua, capacidade de concentração e imaginação, entre outros.
Ele tem três livros publicados, dois de poesias e um romance, que estão à venda na internet, pelo sistema
on demmand, no clubedeautores.com.br, e livrarias virtuais conveniadas ao
site.
Para ele, ações como esta, de incentivo à leitura, principalmente voltada aos jovens, deveriam ocorrer com mais frequência. "São importantes para cultivar a mente em formação, o gosto e os benefícios que traz para a vida como: o conhecimento, a melhora da fala, a melhora na aprendizagem, além do entretenimento que provém de uma boa história".