O ex-vereador de Presidente Prudente, Martinho Sergio Krasucki, recebeu a Medalha de Mérito Fundador "Coronel Francisco de Paula Goulart" em sessão solene realizada na última sexta-feira, na Câmara Municipal.
A comenda foi outorgada pelo vereador Douglas Kato Pauluzi (PSD) e reconhece os serviços prestados em sua atuação como empresário, filantropo e, também, no parlamento prudentino.
Natural de Prudente, foi empresário, dirigente de entidades associativas e clubes esportivos, além da vereança e atuação em entidades como SOS (Serviço de Obras Sociais), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Lar dos Meninos.
Martinho Sergio Krasucki nasceu em Prudente em 8 de fevereiro de 1954, sendo o sétimo filho de uma prole de nove do casal Martinho Krasucki e Luzia Blasecki Krasucki.
Formou-se em Administração de Empresas pela Toledo Prudente e em Ciências Contábeis pela Unimar (Universidade de Marília).
Casado com Sandra Regina Pontalti Krasucki, tem um casal de filhos, Melissa Fernanda Pontalti Krasucki, fisioterapeuta e corretora de imóveis, e Lucas Fernando Pontalti Krasucki, empresário do ramo imobiliário. Tem quatro netas, Julia, Ana Luisa, Maite e Marina.
Na área empresarial, foi sócio da famosa Kasa Bicicletas Ltda., a KBL, empresa fundada por seu pai e que funcionou até o ano de 2001, quando, juntamente com Sandra e Lucas, inaugurou no centro de Prudente a Ciclo Center, uma loja mais moderna e que oferecia bikes estilizadas. Em 2004, abriu a primeira filial em Sorriso (MT).
Também fundou a Krasucki Kross, montadora de bicicletas tipo cross, que foi um grande sucesso, fazendo vendas em oito Estados brasileiros e participando inclusive de feiras internacionais.
Em 2005, assumiu a direção do Huesca Palace Hotel, onde permaneceu por 12 anos, aposentando- se em 2018. Atualmente, exerce as funções de assistente comercial e relações públicas na imobiliária Luka Imóveis.
Foi sócio da Prudentina e do Tênis Clube, com assídua participação em suas atividades sociais, chegando a ocupar cargos como presidente do conselho fiscal do Tênis Clube.
Foi também presidente da Associação Ecco de Presidente Prudente, entidade sem fins lucrativos e que se autodenomina um Rotary Caipira, visto que suas ações eram voltadas à população carente, chegando inclusive a construir uma capela em homenagem a São Benedito, no Jardim Sabará.
Ocupou a presidência do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), sendo responsável, junto com Ricardo Anderson Ribeiro, pela maior campanha até hoje realizada de incentivo ao comércio, denominada "Comprar em Prudente dá sorte", com a distribuição de 24 veículos Corsas, dois apartamentos e 200 prêmios diversos, como calculadoras, rádios e televisores.
Também é membro ativo da Associação Comercial, onde está há 36 anos, tendo ocupado vários cargos. Atualmente, está como diretor do conselho consultivo.
Na área social, foi voluntário em entidades como SOS e Apae, participando também da diretoria que transformou a Guarda Mirim em Fundação Mirim. Mas a maior obra de que participou na área social foi no Lar dos Meninos, como diretor por 35 anos, onde ajudou a realizar vários projetos envolvendo crianças carentes.
Militou também na política prudentina, se elegendo vereador pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na 12ª Legislatura, no período de 1997 a 2000, na gestão do então prefeito Mauro Bragato. Na ocasião, foi o terceiro vereador mais votado, com 1,3 mil votos.