Marketing e Publicidade

OPINIÃO - Leonardo Lepre

Data 25/10/2019
Horário 04:28

Pense comigo: Quantas hamburguerias você conhece? Sorveterias? E sobre cerveja, quantas opções existem no supermercado? Em Presidente Prudente, existem mais de 196 lugares diferentes onde você pode comer hamburguer, 52 lugares onde você pode encontrar uma sorveteria, entre chopp e cerveja, mais de 21 lugares. Você acertou esse número? Provavelmente não! Sabe por quê? Em nosso cérebro, existe a retenção seletiva, que faz com que nos alinhemos pelas marcas que estão melhor desenhadas (construídas) e aparecem por meio das publicidades de maneira mais constante e persuasiva.

Por isso que, quando você deseja um produto, tipo um carro, tem a impressão que você vê esse modelo, marca e cor em todos os lugares. Mas na verdade ele sempre esteve lá!

Segundo dados da Serasa, em 2017 foram abertas 2.202.662 novas empresas no Brasil, seguido por 2,5 milhões em 2018 (UOL Economia) e em 2019, até agora, temos uma média de 8,5 mil empresas abertas por dia (Deducacao.com)!

Hoje, as escolhas são mais complexas e o consumidor infinitamente infiel às marcas. Assim, as empresas terão que recorrer às estratégias de marketing para fazer com que sua marca seja amada!

Informação você tem no livro ou na internet, mas conhecimento e uma boa formação só com métodos bem construídos

Mas e a publicidade, morreu? Nunca esteve tão viva! Atualmente, temos um ambiente muito mais fértil para comunicação e publicidade, múltiplas plataformas e estratégias de comunicação com integração da inteligência de marketing.

O marketing ajuda o profissional a ser estratégico, a pensar nos diferenciais do negócio, do produto e da marca. A publicidade é o exercício do lado criativo, da capacidade de ser empático, de transmitir a mensagem de forma interessante, divertida, muitas vezes, dramática, mas sempre, inesquecível.

Você deve ter percebido que as coisas mudam com muita rapidez. Por isso, quando quiser aprender alguma coisa, seja marketing, publicidade ou qualquer outra coisa, aprenda com um método que te torne um “life-long learner”, ou seja, aprenda como se aprende as coisas. Lembre-se: informação você tem no livro ou na internet, mas conhecimento e uma boa formação só com métodos bem construídos.

 

 

Publicidade

Veja também