Começo a coluna de hoje abordando quais os aplicativos que você precisa ter no seu aparelho celular. Muita gente sai baixando vários para testar e acaba não fazendo o que é para ser feito: criar conteúdo. Não adianta aprender a usar vários aplicativos e não gerar conteúdos. Se você consegue ter produtividade, ou seja, testar e ainda criar conteúdos de valor para postar, ok. Mas se não tem postado com frequência, tenha em mente que você deve ter os apps básicos e usar seu tempo de forma útil, criando posts que vão gerar transformação nas pessoas bem como outros resultados (engajamento, vendas). Então, veja abaixo os apps que realmente farão a diferença.
Para fazer artes sugiro o Shark e o Canvas. Eu uso o Canvas na versão Pro, que tem muito mais recursos. Para edição de vídeos existem dois muito eficientes: o Inshot e o Kinemaster. Para criar vinhetas para seus vídeos, use o Quick. Mas não edite seu vídeo nesse app, pois dá muito trabalho. Para criar legendas, utilize o app CLIP, para quem tem celular da Apple. Já para agendar seus posts use o Mlabs, que é pago e vale muito a pena. Eu utilizo o Hootsuite na versão gratuita, mas ele é mais complicado de utilizar e você precisaria investir tempo para aprender. E, para encerrar, edite suas fotos no Lightroom Mobile, app muito utilizado pelos fotógrafos profissionais e blogueiras de sucesso.
Já que estou falando de produtividade, que tal postar uma vez e aparecer em dois lugares ao mesmo tempo? É a opção oferecida pelo IGTV. Se você não sabe, o IGTV é o aplicativo de vídeos que está dentro do Instagram. Os vídeos são no formato 9:16, e só podem ser publicados vídeos de 1 a 60 minutos. Ao postar vídeos no IGTV, aperte o botão chamado PRÉVIA NO FEED. Dessa forma, o seu vídeo será exibido no feed e o seu público continuará assistindo no IGTV. É uma forma de postar duas vezes numa única ação, ou seja, seu vídeo é publicado no IGTV e também no feed do Instagram ao mesmo tempo.
O Reels também pode ser publicado no feed. Mais um recurso que você tem para escalar seu tempo, ou seja, publicar uma vez e aparecer em dois lugares do Instagram. No Reels, os vídeos devem ter até 30 segundos. Criada para concorrer com o Tik Tok, a ferramenta tem sido um sucesso no Instagram. Gostou da coluna de hoje? Siga meu perfil @mariaferrioficial, onde encontrará mais dicas. Até a próxima coluna!