Marketing às Avessas

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 30/06/2024
Horário 04:06

O marketing é um elemento crucial em todas as interações humanas e na percepção que se tem das empresas. Está presente no atendimento ao consumidor, na relação com fornecedores, na apresentação dos funcionários, na organização da empresa, na satisfação do cliente e na exposição dos produtos. No entanto, muitos empresários, especialmente aqueles que começaram pequenos e cresceram com o boca a boca, negligenciam a importância de expandir suas estratégias de marketing para alcançar um público maior. Eles, muitas vezes, possuem espaço e horas de funcionários ociosos, prontos para crescer, mas não investem no marketing necessário para isso.

Outra falha comum é a confusão entre marketing e comunicação. Embora a comunicação seja parte do marketing, ela não é tudo. O marketing envolve também o desenvolvimento de produtos, a análise de mercado, a definição do público-alvo, os canais de divulgação e os pontos de venda. Quantas vezes já fomos a uma inauguração amplamente divulgada, e colhemos apenas atendimento ruim? No dia seguinte, ao ver um outdoor da mesma empresa, a frustração é reforçada, gerando um marketing negativo. E se houver alguém por perto, não hesita-se em compartilhar nossa experiência ruim.

O marketing deve ser visto como um amplificador do que a empresa já é. Como diz o publicitário Fábio Rabello: “A essência do marketing é compreender o mercado e atender, da melhor forma, os consumidores em suas necessidades e desejos (…) O lucro é a consequência natural desse trabalho bem feito”. Assim, o marketing pode potencializar tanto as qualidades quanto os defeitos da empresa.

Para evitar o marketing às avessas, é crucial que os empresários busquem entender profundamente o funcionamento de seus negócios antes de investir em publicidade. Devem identificar por que alguns produtos sobram e outros faltam, criar indicadores de satisfação dos clientes, analisar os diferenciais da concorrência, ouvir feedback de viajantes e representantes comerciais, observar o comportamento dos clientes por meio de câmeras de segurança e realizar pesquisas de satisfação entre os funcionários.

Com essas informações, as agências de publicidade poderão definir com maior precisão as estratégias de panfletagem, o tamanho e os elementos dos panfletos, as propagandas em jornais, outdoors, rádios e TVs. Dessa forma, o marketing se torna uma ferramenta poderosa e benéfica, em vez de ficar às avessas.

 

 

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