Maria Pérola traz show “Afro Sons” para o Sesc Thermas neste sábado

Programação do final de semana ainda tem Feira de Pequenos Produtores, oficina de biojoias artesanais com sementes e espetáculo infantil, tudo gratuito

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/07/2024
Horário 06:08
Foto: Divulgação
Maria Pérola homenageia compositores negros do cenário da música popular brasileira de diferentes gerações
Maria Pérola homenageia compositores negros do cenário da música popular brasileira de diferentes gerações

O Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza neste final de semana duas apresentações que celebram a cultura afro-brasileira, o legado de cantos negros e a popularização do samba. Primeiro com o show de Maria Pérola, hoje à tarde, e depois com o espetáculo musical infantil “Rainha Quelé”, que conta a história de uma das maiores sambistas brasileiras: Clementina de Jesus. As atividades são gratuitas.

Este é o terceiro sábado do mês, portanto, é dia de Feira de Pequenos Produtores, das 9h30 às 13h, no Quintal. O objetivo é fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região. O público pode encontrar frutas, verduras, legumes, queijos, doces e artesanato.

À tarde, às16h, a cantora e compositora pernambucana, Maria Pérola, se apresenta no palco da Área de Convivência com o show “Afro Sons”. Ela homenageia compositores negros do cenário da música popular brasileira de diferentes gerações, como Lia de Itamaracá, Itamar Assunção e Josyara, além de enaltecer a atual música preta e periférica do cenário independente.

A artista traz em sua voz a cultura da música popular nordestina. Com a canção "Música Popular Periférica", ganhou o Prêmio Suburbano Convicto 2019 na categoria "Músico", ao lado de artistas como Leci Brandão, Thaide e Criolo.

Juntamente com Maria Pérola, apresentam-se Fausto Crazy (percussão) e Alisson Noronha (baixo). O show é gratuito e com a classificação etária livre.

Atrações do domingo

Às 11h, ocorre a oficina Biojoias: Da Semente ao Artesanato, com a artesã Lúcia Helena Xavier. Nesta experiência criativa, ela compartilha seu conhecimento e sabedoria na transformação de sementes em joias da natureza, confeccionando pulseiras e colares personalizados e expressivos, abordando desde o processo cuidadoso de coleta das sementes até seu beneficiamento e principais técnicas para fabricação de artesanatos.

Cada participante poderá elaborar sua própria arte, celebrando a beleza natural e o respeito ao ambiente. A atividade ocorre no Quiosque, com retiradas de senhas a partir das 9h45 e classificação etária de 12 anos.

À tarde, às 15h, a Cia. Canto do Omio apresenta o espetáculo musical “Rainha Quelé”, composto por poesia, brincadeira, música e muito samba no pé, na mão, na cabeça e no corpo todo, criado para crianças e adultos.

O público será convidado a navegar na história de Clementina de Jesus, a Rainha Quelé, que traz a narrativa de como foi a vida da artista de musicalidade e voz marcantes, considerada uma das maiores sambistas brasileiras.

Sempre ligada à música, Clementina se tornou símbolo de resistência e combate ao racismo em sua trajetória, sendo referência na história do samba. O espetáculo é gratuito e livre para todos os públicos.

SERVIÇO  
Aos finais de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente funciona das 9h às 18h. Fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Estevão Salomão

Feira de Pequenos Produtores visa fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região

Estevão Salomão

Oficina ensina transformar sementes em joias da natureza

Melissa Flor

“Rainha Quelé”: público é convidado a navegar na história de Clementina de Jesus

Publicidade

Veja também