Maria foi aquela que gerou Jesus como homem, a mais próxima Dele, viveu com Ele, partilhou os seus momentos íntimos o seu desenvolvimento, partilhou com ele os seus momentos de oração, as alegrias, os trabalhos e, sobretudo, ficando ao seu lado ao pé da cruz. Para essa criatura Jesus não esperou o fim dos tempos para uni-la a si na sua glória. Imediatamente depois de sua morte ela foi ao céu elevada com a mesma dignidade da natureza humana. Podemos destacar a poderosa intercessão de Maria sobre a Igreja. O que diz para nós o Mistério da Assunção de Maria que foi a primeira a que acreditou na ressurreição de seu Filho. Ela foi a escolhida por Deus para que se fosse traçado o plano de salvação para a humanidade. Porque assim como Maria será toda a Igreja levada ao céu por isso que São João na primeira leitura falou de Maria como a imagem da igreja celeste. Em Maria Deus quis mostrar quão grande e preciosa foi a redenção operada por Cristo e a que tamanha glória pode conduzir a criatura que se deixa envolver inteiramente. Mais, por sua vez, nos ensina como chegar à glória que hoje contemplamos e nos abre o caminho. É o caminho traçado, em todo seu percurso, por duas linhas retas: “a fé e a humanidade”. Maria fez de sua vida misteriosa e decisiva experiência com Deus. A compreensão que Maria teve quando disse que assim seja não é somente de que é sim, mas de que é justo que assim o seja. A explicação de o porquê ela foi cheia de graça é porque Maria esvaziou-se de si. Por isso que a graça de Deus age nela, para que Deus possa realizar grandes coisas. Nós devemos ter esses dois requisitos fé e humildade. No magnificat faz uma profissão de fé, repleta de entusiasmo e gratidão, canta a libertação do homem desde que o Filho de Deus se encarnou nela. Ela expressa através do louvor grandioso e festivo aos prodígios, da santidade e da misericórdia divina a favor dos pobres. Ela exalta no hino a salvação realizada por deus. E salvação de Deus é evocado por ela em outros dois verbos: olhou, e fez estender o braço. O olho de Maria vê Deus generoso no amor, doador de vida, vizinho dos pobres.
MINI SERMÃO
Maria escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus nos ensina a sermos fiéis ao propósito que o Senhor tem por nós. Aos pés da cruz como nossa intercessora nos leva a entender os mistérios de seu Filho e aceitar a nossa vocação de cristão que é viver o amor e servir ao próximo. O Sim de Maria confirma em nossos corações a vontade da doação e do serviço ao próximo numa atitude concreta de nosso compromisso com Deus, evangelizando e sendo sinal de comunhão e participação na vida das pessoas para que se convertam e exerçam a sua vocação ao chamado de Deus.
(Autor: Padre Armando Nochetti)
AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h
MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre Nossa Senhora diz que: "Maria nos precede no caminho rumo à união definitiva com o Senhor".
Segundo o pontífice da fé, Maria não considerou um privilégio a notícia que recebeu do Anjo, mas, ao contrário, saiu de casa e se pôs a caminho com a pressa de quem deseja anunciar essa alegria aos outros e com a preocupação de se colocar ao serviço de toda a sua vida, pois, a partir desse momento. Maria estaria sempre em caminho, seguindo Jesus como discípula do Reino. Assim nos entendemos que para chegar a Cristo devemos passar pela intercessão de Nossa Senhora, que nos aponta o caminho a seguir e nos conduz pela sua maternidade a salvação de nossos pecados para que possamos contemplar uma vida santa e pura sendo sinal do amor e acolhimento.
Padre Armando Nochetti
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão.
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000