Poucos dias após ter oficializado o término dos trabalhos com o Corinthians de Presidente Prudente, Marcelo Guimarães já está de casa nova. Anunciado na tarde de ontem, pela diretoria do clube, ele assume o comando técnico da equipe principal do PPFC (Presidente Prudente Futebol Clube). Engajado e com boas perspectivas, o cartola garante que vem para o time com o intuito de montar uma equipe de qualidade e que venha não só para competir, mas sim brigar pelos títulos nos campeonatos.
Cartola quer montar uma equipe de qualidade, não só para competir, mas conquistar títulos
De acordo com Marcelo, a sua ida para o novo clube já estava sendo discutida desde o final da Taça Paulista, no ano passado. "Eu buscava por um time maior e com mais visibilidade, então procurei a diretoria do time e tivemos uma conversa. Felizmente, foi uma aproximação dupla, pois eles também demonstraram interesse. Com isso, eu fui acertando os detalhes, e, agora, conseguimos concretizar a contratação", afirma.
Antes de entrar em campo, sempre tem o trabalho dos bastidores. E ao assumir o comando, o novo técnico já tem a primeira tarefa: reestruturar a equipe. "Como treinador, essa é a parte mais difícil, a montagem do elenco. Para os campeonatos, a gente tem um número limitado de inscrições, 28, então é necessário analisar bem para não queimarmos a ficha, levando um atleta fraco ou que ainda não esteja preparado para participar das competições", completa.
E para garantir a melhorar estrutura de jogadores, já existe um cronograma de atividades para a captação e reestruturação do grupo. Dia 4 de fevereiro, o clube realizará uma avaliação técnica com atletas da região e alguns nomes que o técnico, juntamente à diretoria, possui em mente. "Além de alguns jogadores que já temos na percepção, nós aproveitaremos alguns atletas da equipe sub-20, que fez uma ótima campanha em 2016. Aí sim, a partir disso, nós poderemos dar início aos trabalhos de campo, isto é, os treinamentos", relata.
"Formar um grupo profissional forte" é a vontade de Marcelo. Para por isso em prática, ele afirma que o lado competitivo falará mais alto, no momento de demostrar uma tática mais forte. "Cada um tem seu jeito de trabalhar. É claro que vários fatores são levados em conta, isto é, a categoria de base do clube, a filosofia que ele possui. Mas o meu esquema de trabalho sempre foi um time atacante, ofensivo. Eu procuro repassar a cada jogador que ele precisa conhecer as funções de todos os colegas, independente de qual posição ele joga, para que possa entender o que acontece dentro de campo e trazer mais força à equipe", completa.
Questionado sobre a expectativa de estar à frente do PPFC, o novo técnico garante que veio para fazer história. "Eu tenho plena convicção de que será um bom campeonato para o time. Minha intenção é fazer uma temporada que movimenta, não só clube, mas também o futebol regional", finaliza.
Diretoria
Diante da nova aquisição, o presidente do PPFC, Matheus Grosso, acredita que a contratação vai trazer bons resultados. "A expectativa é subir de divisão, vencer jogos. Acredito que o Marcelo tenha total competência para isso, e vamos garantir as condições para isso acontecer", diz.
Sobre os demais membros da comissão técnica, Matheus ressalta que a construção do elenco será feita a partir da entrada de Marcelo. "Agora com a contração dele, nós poderemos estruturar os demais profissionais que trabalharão junto a ele. Para isso, vamos consultar o próprio Marcelo para revelar e discutir nomes que possam estar compondo o corpo técnico do PPFC", fala.
Antes de todas as definições, o presidente do clube lembra que os meses de fevereiro e março, que antecedem o início do Campeonato Paulista da Segunda divisão, em abril, servirão para capitar recurso e ir atrás de parcerias. "Pela primeira vez, a Federação Paulista de Futebol realizará dois congressos técnicos, um para os clubes interessados em participar dos campeonatos e o outro para quem vai participar. A partir desse cronograma, faremos uma programação real para ir atrás dos recursos necessários", conclui.