Mantenha-se seguro: você e os seus

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 18/06/2024
Horário 06:02

Afogamentos representam uma boa porcentagem de mortes em áreas com rios, riachos. A região de Presidente Prudente, que conta com muitas cidades cercadas por essas águas, sofre com isso. Muitos são os casos de pessoas que desafiam os perigos das águas e morrem. Água é vida, mas é traiçoeira e, muitas vezes, quando se vê, já não é possível voltar e nem pedir socorro. 

Este diário já noticiou diversas vezes mortes por afogamentos na região. Uma delas foi neste fim de semana. Conforme publicado, foi sepultado na manhã deste domingo, no Cemitério da Paz de Paraguaçu Paulista, o pescador Marcus Roberto Cândido, 51 anos, cujo corpo foi localizado na tarde de sábado, a aproximadamente 20 metros das margens do Rio São Mateus, no Rancho das Curvinas, no distrito de Gardênia, em Rancharia. Segundo o 14º GB (Grupamento der Bombeiros), seu desaparecimento foi comunicado no dia 13, quando ele saiu sozinho com seu caiaque e não retornou. Familiares o procuraram no local onde ele tinha ido pescar, mas só encontraram seu veículo estacionado, quando então acionaram o Corpo de Bombeiros. Infelizmente, mais uma vida que se vai vítima das águas.

Todo cuidado é pouco nestas áreas, principalmente com crianças e idosos. É importante não superestimar a capacidade de nadar. Nem tudo, dentro de um rio, é só saber nadar. A atenção com os pequenos deve ser redobrada e eles devem aprender a nadar desde pequenos. Se você não conhece a profundidade do local, evite sair nadando. Prefira nadar em águas rasas. Não ingira álcool ou outras drogas à beira de piscinas, lagos, rios ou em embarcações. Leia e respeite os avisos de segurança em locais públicos como praias.
Infelizmente muitos perderam a vida e transformaram o que era um dia de lazer em um pesadelo. Esteja sempre em alerta. É sempre importante estar atento e seguir as orientações de segurança ao se divertir na água. Mantenha-se seguro!

Publicidade

Veja também