Mais um carnaval chegou, e a pandemia ainda não foi embora!

EDITORIAL -

Data 26/02/2022
Horário 04:15

Hoje era pra ser um sábado de festa! Com blocos saindo às ruas, desfiles movimentando os sambódromos do Rio de Janeiro e São Paulo, trios elétricos agitando os foliões Brasil afora. Época esperada por muitos. Tanto para quem gosta de pular ou simplesmente assistir pela TV, como para quem encontra na festa a oportunidade de garantir uma renda extra. A folia movimenta a economia. Gera empregos. Promove entretenimento e lazer.  Há quem diga que o ano, de verdade, só começa após o carnaval!
Em 2022, novamente, em grande parte do país, ele não acontecerá. Com a pandemia da Covid-19, que continua fazendo milhares de vítimas pelo mundo, principalmente depois da nova variante, a ômicron, a maioria das cidades brasileiras decidiu pelo cancelamento da festa nas ruas. Na região de Presidente Prudente, não foi diferente.  
Ainda que o evento proporcione diversão e alegria, movimente o comércio e diferentes outros setores da economia, não seria viável, nem seguro, neste momento, aglomerar tanta gente em um único lugar. Em uma festa onde, com certeza, ninguém se lembrará do distanciamento social e muito menos de fazer o uso de máscaras!
Hospitais continuam lotados. Tivemos recentemente a maioria dos Estados brasileiros com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados. A situação só não está pior, devido ao avanço da vacinação, que permite evitar a forma grave da doença. Porém, são muitos os faltosos. São milhares que não tomaram nenhuma dose sequer. Que tomaram uma e não voltaram para tomar a segunda. Que não estão preocupadas com o reforço. Que não estão levando seus filhos para se proteger!
Apesar do carnaval de rua ter sido suspenso, é preciso tomar cuidado com as festas particulares durante o período. O risco é o mesmo. E as medidas de proteção não devem ser ignoradas. Preocupada com a situação, a Visa (Vigilância Sanitária Municipal) de Presidente Prudente realiza desde ontem uma operação especial de fiscalização, com foco na inspeção de estabelecimentos comerciais e festas. O objetivo da ação, que segue até terça, é fiscalizar as aglomerações e o desrespeito às regras de controle para evitar a disseminação da Covid-19.  
Todo cuidado é pouco. E não deve ser deixado de lado! Cuide de quem você ama, se imunize, se proteja! Como já dizia Nelson Gonçalves...  “Outros carnavais virão”!
 

Publicidade

Veja também