Mais que uma tradição, festas juninas são grandes “motores” para a economia e o turismo

EDITORIAL -

Data 05/06/2024
Horário 04:15

Junho chegou e, com ele, as tradicionais festas dedicadas aos três santos populares: Santo Antônio, dia 13; São João Batista, dia 24; e São Pedro, dia 29. Em algumas lojas do comércio, é possível ver bandeirinhas, vestidos caipiras, camisas xadrez e chapéus, entre outros típicos adereços juninos, estampando as vitrines. Nos mercados, canjica, amendoim, pipoca, paçoca, milho e bolo estão entre as delícias mais procuradas nesta época. Nas escolas, alunos e professores já se dedicam aos ensaios e apresentações da quadrilha. Por toda a região, a festança não para.
Em Pirapozinho, os preparativos para a 33ª Fejupi Naturafrig, que ocorre de 26 a 29 deste mês, no Parque do Povo da cidade, já começaram e seguem a todo vapor. As novidades, bem como as inúmeras atrações da festa, vêm sendo divulgadas por aqui.
O tradicional evento, que é conhecido por ter uma das maiores fogueiras do Brasil, com cerca de 50 metros de altura e grandioso show pirotécnico, já tem duas grandes duplas sertanejas confirmadas: Gian & Giovani, na quarta-feira, dia 26; e Diego & Victor Hugo, na quinta, dia 27. Os demais nomes serão anunciados nos próximos dias e prometem agitar o público presente, estimado pela organização, em 150 mil pessoas, durante toda a sua programação. A entrada é gratuita.
Além dos shows, diversas barracas de comidas e bebidas típicas, jogos, danças folclóricas, apresentações culturais e parque de diversões, haverá a segunda edição da FAP (Feira Agropecuária de Pirapozinho), reunindo dezenas de produtores rurais e empresas do setor. Nela, o público poderá apreciar, pela primeira vez, uma mini fazenda com animais.
Muitas outras novidades ainda devem vir por aí nessas próximas semanas, bem como o restante da programação, aguardada ansiosamente pelo público. Um momento em que as pessoas, de diferentes cidades e até de outros Estados, se reúnem para celebrar, dançar, saborear as deliciosas comidas típicas, fazer novas amizades, aproveitar com a família, se divertir! Uma festa que promove muito mais do que lazer e entretenimento. Postos de gasolina movimentados, hotéis e mercados lotados, comércio local faturando com a venda de roupas e calçados. Muitos aproveitam o evento para fazer sua renda extra. Artistas da cidade têm a oportunidade de mostrarem o que sabem.
Mais que uma grande celebração cultural, eventos como esse aquecem a economia e movimentam o turismo. Evocam sentimentos de nostalgia, diversão e alegria! Então, prepare o chapéu e a bota, que as festas juninas já estão aí!
 

Publicidade

Veja também