Mais Pecuária Brasil

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 05/08/2023
Horário 09:00
Foto: Divulgação | AI
Segunda etapa do Programa Mais Pecuária Brasil foi realizada em julho na cidade de Pirapozinho
Segunda etapa do Programa Mais Pecuária Brasil foi realizada em julho na cidade de Pirapozinho

A Prefeitura de Pirapozinho aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre o município, Divisão Municipal de Agricultura e a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil).
O convênio tem duração de quatro anos e neste mês de julho foi realizada a segunda etapa do maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira, gratuitamente ao produtor. De acordo com o diretor da Divisão Municipal de Agricultura, Márcio Cacozza de Souza, por meio do programa, o produtor rural conseguirá inserir o melhoramento genético nas propriedades, o que proporcionará maior desenvolvimento do setor pecuário do município.
“Nós manifestamos interesse em participar do Mais Pecuária Brasil, dada a relevância que a melhoria genética é de grande importância para que a gente possa ter rebanhos de qualidade em nosso município. Os médicos veterinários da Casa da Agricultura estão em campo acompanhando todo o processo de desenvolvimento, para que os produtores de pequeno porte possam ter seus rebanhos melhorados, e com certeza, a inserção de mais esse programa aumentará a renda dos produtores, as condições socioeconômicas e o valor da cadeia produtiva na região”, disse Márcio Cacozza de Souza.
O médico veterinário da Casa da Agricultura de Pirapozinho, Marcelo Roberto Simões, explicou a forma que é feito esse acompanhamento. “Após a seleção dos produtores rurais e a criação do cronograma, uma equipe técnica da Conafer, utilizando rigorosos protocolos, efetivou o Mais Pecuária Brasil diretamente nas propriedades, seguindo um calendário de visitas, inseminações e acompanhamento até a prenhez do animal. E nós, vamos fazer a mobilização desses pequenos produtores e acompanhá-los juntamente com essa equipe técnica”, explicou o médico veterinário, destacando que o programa tem o compromisso de entregar 600 prenhes por ano.

Por falar em pecuária
O vereador Claudinei Dinello (Podemos) e o prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani, acompanharam uma reunião com pecuaristas da cidade de Pirapozinho. Em pauta, as dificuldades com a pesagem de bovinos. 
As manifestações do setor serão encaminhadas para as autoridades competentes.

Cedida | Claudinei Dinello

Pecuaristas de Pirapozinho reunidos com prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani e vereador Claudinei Dinello 

Sem livros didáticos
Esta é uma das decisões mais polêmicas e barulhentas que repercute não só no Estado de São Paulo, mas Brasil afora. O governo de São Paulo, através da Secretaria de Educação, decidiu não aderir ao material didático e pedagógico do PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos), do Ministério da Educação, para os alunos do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual a partir de 2024.
Mas o uso de materiais digitais já começa agora, no início do semestre letivo para alunos da rede estadual de ensino. Em Pirapozinho, os alunos já receberam as orientações para uso dos famigerados 'pdfs' que invadirão o ensino e, pasmem, o governo sequer leva em consideração a desigualdade de acesso digital de alunos.

Durmam com um barulho desses
A Secretaria de Estado da Educação fala em equipar escolas, conceder tablets com acesso à internet, mas quando? Afinal, os alunos já começarão a usar materiais digitais ainda este ano, as apostilas que estavam até então em uso já serão abolidas e o ensino com apoio deste material será descontinuado.
Não dá pra tapar o sol com a peneira, nem todos alunos têm acesso à internet, nem todas as escolas têm equipamentos suficientes. Não precisamos ir muito longe, no quintal de casa mesmo, aqui em Pirapozinho, na Escola Lúcia Silva Assumpção, tem um bom exemplo disso. Os alunos participaram de uma atividade com uso de internet em sala de aula no final do semestre passado.
A maioria dos estudantes não tinha internet em seus aparelhos móveis, outros sequer tinham estes celulares, o wifi da escola não foi suficiente e alunos roteavam a internet de seus equipamentos, uns aos outros para ajudar a concluir a atividade. Em outra ocasião, já na sala de informática da escola, muita lentidão para garantir acesso à internet e concluir as atividades.

Desigualdade escancarada
Foi durante a pandemia que o ensino remoto evidenciou a desigualdade no que tange a inclusão digital entre alunos da rede pública comparado aos estudantes da rede privada. 
Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 2022 apontam que, menos de 40% das escolas públicas de ensino fundamental dispõem de computadores de mesas, pouco mais de 23% tem computadores portáteis e 52% têm internet banda larga, 23,8% oferecem internet para uso dos estudantes.
Impor o ensino 100% digital com este abismo de realidade é para muitos especialistas, colocar alunos mais vulneráveis em risco, sem contar na defasagem já existente do ensino impactado também com a pandemia. É a precarização total do ensino escancarada, afetando quem mais precisa de educação, que são alunos de escola pública.
A coluna repudia veementemente a decisão do governo do Estado de São Paulo e aguardamos que as autoridades se sensibilizem e revejam tal decisão.

Estrela do Norte: Segurança em propriedades rurais 
O delegado de Polícia, Marcos Antonio Mantovani, que responde pelo expediente da Delegacia de Polícia de Estrela do Norte, e membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), reuniram-se esta semana para discutir ações preventivas de segurança em propriedades rurais do município.
Na ocasião, Mantovani expôs ao presidente do Conseg, Francisco Vicente, e à integrante do Conselho, Aline Leonardo, algumas medidas eficazes que podem ser adotadas pelos proprietários rurais para proteção de suas propriedades e de seus moradores.

Ações de segurança
Entre as ações sugeridas, manter alguém presente na propriedade, especialmente em ausência por longos períodos como viagens. Manutenção e conservação de cercas, investir - se possível - em monitoramento por câmeras.
O delegado orienta ainda, a guarda do maquinário com dispositivo de alarme, identificação do gado bovino e de preferência manter o rebanho longe da divisa com estradas rurais pavimentadas ou não. 
Ainda de acordo com Mantovani, “não reagir em casos de violência ou grave ameaça, principalmente, em casos de invasão ‘armada’. Nessas circunstâncias, o indicado é manter a tranquilidade e, assim que possível, procurar a Polícia e relatar com detalhes o ocorrido para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, disse.

 Assessoria de Imprensa

Delegado de Polícia, Marcos Antonio Mantovani, juntamente com o presidente do Conseg, Francisco Vicente e Aline Leonardo, membro do conselho, discutem a segurança nas propriedades rurais de Estrela do Norte

Atleta de Narandiba é prata nos Jogos Regionais
Narandiba foi ao pódio durante a 63ª edição dos Jogos Regionais, disputado em Ourinhos. Daniela Cristiane Tiago ficou na segunda colocação no arremesso de martelo e trouxe a medalha de prata para a cidade.
A conquista já mobiliza as autoridades da cidade. O prefeito Itamar dos Santos Silva projetou em conjunto com a Coordenadoria de Esportes e Lazer uma ampliação das atividades olímpicas no município.

Publicidade

Veja também