Com a nomeação da servidora de carreira Valentina Romeiro como secretária municipal de Cultura, a administração do prefeito Ed Thomas (MDB) atinge o maior percentual de mulheres secretárias em sua gestão iniciada em 1° de janeiro de 2020.
MENOS MULHERES
Inicialmente as mulheres secretárias representaram 31%, sendo cinco de 16 ocupando os comandos da Assistência Social, Educação, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Não houve nomeação para as Relações Institucionais.
EXTINÇÃO E CRIAÇÃO
Somente depois de algum tempo, foi extinta a Secretaria de Relações Institucionais e criada a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; de tal forma que a Prefeitura voltou a ter 17 secretarias.
VALEM O DOBRO
Porém, como atualmente dois secretários homens respondem cumulativamente por Comunicação e Esportes e Meio Ambiente e Turismo, eles são 15. As mulheres são seis, o que representa de 40% dos secretários. Dizem que é meia dúzia que vale 12.
QUEM SÃO ELAS
Elas continuam no comando da Assistência Social, Educação, Finanças e Econômico; e estão também na Administração e na Cultura. Respectivamente: Clélia, Marta, Ângela Maria, Paula, Flaviane e Valentina.
NOMES CONFIRMADOS
Noticiados em primeira mão pelo Plantão, os nomes dos novos gestores das secretárias municipais da Cultura e do Turismo foram confirmados em nomeações pelo prefeito Ed Thomas (MDB), conforme o chefe de gabinete Geraldo Gomes.
COMO FICOU
A servidora Valentina Romeiro assume o cargo de secretária de Cultura, tendo Alysson Vinícius como assessor de secretária; e o secretário de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, assume cumulativamente o cargo de secretário de Turismo.
ORGULHO DA CIDADE
Prudente tem tanta coisa boa e sempre surgem surpresas, como a recente revelação do Nats (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde) sobre contribuir com as políticas públicas do Brasil mediante a oferta de resultados de pesquisas científicas.
TODOS BRASILEIROS
São dados que contribuem na atuação permanente do Ministério da Saúde de ajustes nos serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo a disponibilização de novos medicamentos aos usuários que, pela universalização, são todos os brasileiros.
FORÇA CONJUNTA
O Nats é vinculado à Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente) com parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), HR (Hospital Regional) e Prefeitura.
DUAS SECRETÁRIAS
No caso da Prefeitura, o envolvimento acontece através das secretárias da Saúde e da Educação. A contribuição local com a saúde nacional foi evidenciada em reunião de pesquisadores e parceiros esta semana, em anúncio de reformulação do Nats.
FIGURA PÚBLICA
A coordenação do Nats, que reúne muita gente boa, é da professora Dra. Édima Mattos. O vice-coordenador é o médico Dr. Luiz Euribel. Pela contribuição com a sociedade, através da universidade, ambos têm o caráter de figura pública.