Em um gesto de solidariedade e compaixão, mais uma comitiva partiu de Pirapozinho nesta semana com destino a Caxias, no Rio Grande do Sul, levando uma carreta cheia de donativos para os moradores afetados pelas inundações. Com o apoio da dupla sertaneja Thaeme & Thiago, a carreta chegou à cidade gaúcha na noite de segunda-feira, 27.
Durante quase 15 dias, a população de Pirapozinho e das cidades vizinhas uniram forças para reunir donativos na Nostra Hamburgueria. A iniciativa, que contou com o suporte da Igreja Matriz, viu os donativos serem triados no salão paroquial antes de serem carregados na carreta. O resultado foi 15 toneladas de doações com agasalhos, cobertores, materiais de higiene pessoal, água e ração para animais.
Cedida | Rodrigo Mendes Peres
Voluntários ajudaram na triagem das doações e também carregando a carreta para seguir para Caxias, no RS
"A mobilização da comunidade foi incrível. Não podemos deixar de agradecer o apoio da Thaeme, a dupla cedeu carreta e motorista para levar os donativos ao Rio Grande do Sul e também à pastoral social, ao padre Helitom Bigas da Silva, isso foi fundamental para dar visibilidade à nossa campanha", comentou Rodrigo Mendes Peres, um dos organizadores.
A chegada da carreta a Caxias representa um alívio significativo para os moradores, que enfrentam desafios severos devido às enchentes. A iniciativa de Pirapozinho demonstra a força da solidariedade e a capacidade de comunidades distantes se unirem em prol de uma causa comum.
"Estamos todos muito emocionados e gratos pela generosidade de Pirapozinho. Esses donativos farão uma grande diferença para as famílias afetadas," disse Tatiana Bernardo, uma das voluntárias e organizadoras da arrecadação.
Com ações como essa, Pirapozinho reafirma seu compromisso com a solidariedade, mostrando que, em momentos de necessidade, a união faz a diferença.
Alerta
A Divisão de Saúde de Pirapozinho alerta a população para o uso da máscara especialmente para acessar o Pronto Atendimento Municipal (Pronto Socorro) e também às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
O motivo: o aumento de casos de influenza na cidade.
Ações de vistoria
O Decen (Departamento de Controle de Endemias) realizou nas últimas semanas novos trabalhos de combate e prevenção no município e Distrito de Itororó do Paranapanema.
A equipe intensificou os serviços de vistorias, ações educativas, busca ativa de focos em áreas alagadas, manejo ambiental, arrastões em imóveis, terrenos e outras localidades críticas.
Um dos bairros visitados pela equipe, o Parque Alvorada em Pirapozinho. Técnicos atuaram em um dos arrastões para identificar focos de proliferação de escorpiões.
Divulgação | AI
Equipe da Decen em arrastões pela cidade, combate à dengue e também proliferação de escorpiões