Todos os dias, o meio ambiente está no centro de várias discussões. É assunto para congressos, simpósios, palestras, reportagens especiais e também para este editorial. Porém, mesmo sendo um tema tão recorrente, nem todo mundo dá a devida atenção que ele merece.
Que a mão do homem vem interferindo na natureza e trazendo sérios prejuízos para o planeta, isso já não é nenhuma novidade. Cada vez mais o país sofre com a seca e também com as enchentes, alagamentos, deslizamentos e inundações. Que difícil foi esse início de 2022 no Brasil. Mortes registradas em diversos Estados, milhares de pessoas desabrigadas, sem ter para onde ir e nem o que fazer. Em outros países, a fúria da natureza vem em forma de furacões, terremotos e tsunamis, causando destruição e mortes.
O culpado disso tudo? O homem, que lançando cada vez mais gases na atmosfera - em atividades como desmatamento, queimadas e práticas insustentáveis na agropecuária e indústria -, tem contribuído significativamente para o aquecimento global.
No intuito de amenizar este cenário e promover o plantio de 200 mil mudas de árvores nativas em toda a cidade, foi criado em 2014, pelo então presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, e vereador da atual legislatura, Enio Luiz Tenório Perrone (União Brasil), o programa de arborização urbana “Prudente Mais Verde”. A boa notícia é que o projeto, que estava paralisado por conta da alta demanda de roçagem do mato e recolhimento de lixo neste início de ano, deve ser retomado pela Prefeitura a partir de maio.
Em 2021, de acordo com a pasta de Meio Ambiente, cerca de 5 mil mudas foram plantadas por meio do programa. Agora, os plantios devem ocorrer em fundos de vale e em áreas verdes onde haja poucas árvores.
Um bem indispensável para todos os seres vivos na Terra. Além de dar frutos, elas auxiliam na purificação e umidade do ar, evitam a erosão do solo, produzem oxigênio, reduzem a temperatura e servem de sombra e abrigo para algumas espécies animais. Delas também são extraídas a madeira, matérias-primas usadas na fabricação do papel e até de alguns medicamentos.
Além de desempenhar um papel fundamental na paisagem urbana, a arborização torna-se um elemento essencial para o bem estar da população, pois melhora a qualidade de vida pelo paisagismo e também pela preservação ambiental. Porém, mais do que plantar, devemos ajudar a cuidar, preservar. Parar para refletir sobre nossas atitudes, mudar alguns comportamentos e pensar no que podemos fazer para melhorar o ambiente em que vivemos. Quem ama a vida, protege a natureza.