Mais de 110 mil pessoas são esperadas no Salão do Livro

Realizado desta vez no Matarazzo, 5ª edição do evento ocorre entre os dias 16 e 26; abertura oficial será no dia 17, às 9h

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 12/10/2014
Horário 00:51
 

Quase tudo pronto para começar na quinta-feira, o 5º Salão do Livro de Presidente Prudente, que este ano será realizado no Centro Cultural Matarazzo, por conta das reformas do Centro de Eventos do IBC (antiga sede do Instituto Brasileiro do Café). O evento inicia no dia 16, às 20h e segue até o dia 26 de outubro, porém, a abertura oficial, com autoridades municipais e a população em geral, ocorre na sexta-feira, dia 17, às 9h, com apresentação de performances cênicas e musicais do Programa Cidadescola, como a banda marcial sob a regência do maestro Paulo César Cardoso Roberto.

Jornal O Imparcial Estrutura de 2 mil m² está sendo montada no Matarazzo; preparativos seguem a todo vapor

De acordo com integrantes da organização, como o chefe da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) José Fábio Sousa Nougueira, Lincoln César Ferreira, Sueli de Castro, Sonia Vilela e Cláudio Spoladore, o evento - que além de obras literárias de todos os gêneros, conta com shows, espetáculos teatrais, exibição de filmes, praça de alimentação, entre outros - deve superar os 110 mil visitantes que passaram pelo Salão no ano passado.

Conforme o secretário, a estimativa é feita a partir de cálculos matemáticos, levando em conta que diariamente circula pelas dependências do complexo cultural cerca de 1,2 mil pessoas. Isso entre alunos dos cursos oferecidos na unidade, visitantes ou apenas transeuntes que cortam caminho para irem até o centro ou bairros adjacentes.

Questionado sobre qual o objetivo do Salão do Livro, Nougueira enfatiza que não há como classificar qual o objetivo, mas que este é um evento já consolidado, que tem vida própria, que nasceu com um compromisso firmado, maduro em todos os sentidos. "É uma iniciativa de qualidade. Uma ação que entrando ou saindo novos gestores municipais, ninguém terá a coragem de não realizá-lo, pois todos aguardam por ela todos os anos. Assim como o Fentepp ", pontua o chefe da pasta.

Ferreira diz que é importante ressaltar as parcerias e os apoiadores culturais para a realização do evento, como a prefeitura, Spoladore Evntos, INLC (Instituto Nacional para a Literatura e Cultura), O Imparcial e a Caixa. "O empenho e incentivo só fazem com que o evento cresça a cada ano. E todos ganham com mais educação cultural, literária e social", frisa Ferreira.

 

Grandiosidade

De acordo com Castro, o Salão disponibilizará em 2014 mais de 60 mil títulos e 400 editoras representadas. No espaço em que ficará a feira, estarão montados 33 estandes em um espaço de 2 mil metros quadrados. Até o momento, estão confirmados 24 expositores.

Uma das novidades, segundo Castro, é o Projeto Literando Prudente, com livros de escritores prudentinos que já ocorreu no ano passado e vem neste, num novo formato. "Os autores têm realizado um trabalho nas escolas com os alunos e o Salão será o complemento para um bate-papo", fala Castro.

"Chegamos à quinta edição com uma marca emblemática, com maturidade e felizes com os resultados atingidos. Esperamos que o público se sinta confortável e bem recebido na nova estrutura. E no ano que vem se Deus quiser estaremos de volta a nossa casa ", expõe Spoladore.

 

Agendamento

Em 2013, participaram do evento 30 cidades, totalizando 154 escolas. Até a quinta-feira, 13 já haviam confirmado presença. "Acreditamos que se não ultrapassarmos essa quantidade, obteremos o mesmo número de unidades. Lembrando que geralmente as visitas são diurnas, e durante o período de visitação, serão atendidas quantas escolas, entidades, projetos forem necessários", destaca Vilela.

As cidades que ainda não realizaram o agendamento de visitas de suas escolas devem fazê-lo o quanto antes. É simples, basta entrar no site www.salaodolivropp.com.br, clicar em visitação escolar, fazer o download da ficha de inscrição e preenche-la. Para enviá-la tem as opções por e-mail: [email protected], por fax: (18) 3226-3399, ou, entregar pessoalmente na Secretaria de Cultura, no Centro Cultural Matarazzo, na rua Quintino Bocaiúva, 749, vila Marcondes, em Prudente.

 

Atividades e espaços

Todas as dependências do Matarazzo serão utilizadas, como diariamente na Sala 4, estará instalado o espaço Era Uma vez, que oferecerá contação de histórias de segunda a sexta-feira das 9h ao meio-dia e das 13h às 17h; sábado e domingo das 14h às 17h.

A Sala 2 está reservada para o espaço Saúde Bucal, onde também haverá contação de histórias e orientação de saúde bucal, de segunda a sexta-feira das 9h às 22h e sábado e domingo das 14h às 22h.

Bem como os demais locais, como a Sala 3, Sala de Multiuso, Cinema Condessa Filomena Matarazzo, Teatro Paulo Roberto Lisbôa, Auditório Sebastião Jorge Chammé, Galeria Takeo Sawada, Infocentro, Biblioteca Doutor Abelardo de Cerqueira César, Biblioteca Infantil, Restaurante, Boulevard, entre outros.

Nestes espaços, serão ministradas palestras, oficinas, atividades formativas, bate-papo, exposições, espetáculos, lançamentos literários (por enquanto oito estão confirmados), premiação do Clipp (Concurso Literário de Presidente Prudente), premiação do Concurso Literário de Jornalismo Pio-Pardo e dois saraus, um da APE (Associação Prudentina de Escritores) e outro do Sesi (Serviço Social da Indústria).
Publicidade

Veja também