Mais da metade da frota municipal está sucateada

Em Presidente Bernardes, 61% dos veículos estão parados, precisando de reparos; prefeito fará auditoria para investigar abandono

REGIÃO - MARIANE GASPARETO

Data 21/01/2017
Horário 08:48


Empoeirada, enferrujada e abandonada. Assim se encontra mais da metade da frota de veículos da Prefeitura de Presidente Bernardes. São 65 dos 105 veículos do município – o que corresponde a 61% do total – sucateados em um barracão, aguardando por reparos em motor, câmbio e bateria. Ônibus escolares precisam de conserto, ambulâncias estão encostadas e até motocicletas que deveriam ser usadas por agentes de saúde estão apenas na carcaça, no local.

Jornal O Imparcial São 65 veículos da frota parados, aguardando reparos

O mecânico da Prefeitura, Luiz Eduardo Lucas Chacon, relata que o "desleixo" com a frota municipal se agravou especialmente no fim da última gestão, em 2016. "Quando foi bem no comecinho da administração só tínhamos dez carros parados, mas os outros foram quebrando e aí o problema da frota foi acumulando", conta.

Foi então que se iniciou a prática de pegar peças dos carros parados para consertar outros veículos que iam apresentando problemas, em lugar de comprar peças novas pra arrumar todos. "A impressão é de que ficou tudo abandonado mesmo", lamenta o funcionário.

 

Consertos emergenciais


O atual prefeito Luccas Inague Rodrigues (PP) determinou, no início do mês, o conserto emergencial de uma ambulância, um ônibus, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, dois caminhões de lixo e um patrol para conseguir ao menos "tocar a gestão". O chefe do Executivo deverá, até a próxima semana, promover os reparos necessários nos veículos de transporte escolar. "Eles precisam estar prontos para a vistoria que será feita entre os dias 24 e 26, caso contrário posso perder até R$ 90 mil por mês em repasses para o serviço", esclarece.

Luccas informa que realizará uma auditoria da situação da frota municipal, promovendo ainda a abertura de processo administrativo para investigar o motivo do sucateamento de tantos veículos. O resultado dos procedimentos será encaminhado ao MPE (Ministério Público Estadual). "Vou buscar recursos para consertar os carros que puderem ser reparados e os demais vou leiloar e com a verba renovar a frota", declara.

Nas redes sociais em que o prefeito anunciou as medidas, a população comemorou a auditoria. Para Adriana Inague esse trabalho poderá sanar dúvidas a respeito da gestão. Maria Elisa Buosi também publicou que a  auditoria é o melhor caminho para trazer respostas à população.

Para o prefeito, o gestor anterior "não respeitou" o princípio da continuidade no serviço público, que visa não prejudicar o atendimento à população com a manutenção dos serviços essenciais. A reportagem tentou contatar o ex-prefeito José Lúcio Cauneto (PSB) para repercutir o assunto, mas não conseguiu até o fechamento da matéria, deixando recados em sua caixa-postal.

 
Publicidade

Veja também