Mais bairros da zona oeste de Prudente recebem arrastão contra dengue neste sábado

Desta vez, serão contemplados Cecap, Cohab, Santa Paula e São Gabriel, onde haverá coleta de objetos que possam acumular água e servir de criadouro para vetor da doença

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/01/2025
Horário 17:51
Foto: Cedida
Arrastão contra dengue terá continuidade neste sábado, na zona oeste de Prudente
Arrastão contra dengue terá continuidade neste sábado, na zona oeste de Prudente

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, em parceria com as Vigilâncias Epidemiológicas municipal e estadual, segue com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado, será realizado mais um arrastão de limpeza na área 2 (zona oeste) da cidade, desta vez nos bairros Cecap, Cohab, Santa Paula e São Gabriel. Nos últimos dias, essa região também passou por nebulização, reforçando o combate ao mosquito. De acordo com boletim da dengue divulgado nesta quinta-feira, 1.631 pessoas aguardam resultado de exame, 164 casos foram confirmados e uma morte foi registrada neste ano.

"A área 2 apresenta um elevado índice de focos do mosquito e um grande número de notificações da doença, o que justifica a continuidade das ações no local", aponta a administração municipal. Na ocasião, haverá coleta de objetos que possam acumular água e servir de criadouros, como garrafas, pneus e outros itens.

Na última semana, durante arrastão realizado nos bairros Monte Alto, Parque Cedral e Jardim Jequitibás 2, foram retirados 30 caminhões de lixo, carregados de pequenos objetos como baldes e pneus, que podem se tornar criadouros para o Aedes aegypti. Esses mesmos bairros estão recebendo nebulização desde terça-feira, em parceria com a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A nebulização começa a partir das 18h30 desta quinta-feira e a orientação é não ficar do lado de fora das residências. "É essencial que as portas e janelas das casas permaneçam abertas, que as roupas sejam recolhidas do varal e que alimentos e recipientes dos animais estejam cobertos. Pessoas alérgicas devem ficar em um quarto fechado por uma hora e os animais de estimação precisam ser mantidos dentro de casa. Recomendamos também que os moradores não permaneçam nas áreas externas durante a passagem do veículo", explica a supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Elaine Bertacco. 

Publicidade

Veja também