Para saber a opinião de motoristas e pedestres, a reportagem deslocou-se, na manhã desta terça-feira, até a rotatória do Cristo, no encontro das avenidas Manoel Goulart, Elson Neres da Silva e da Rua Cyro Bueno, em Presidente Prudente, onde a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) realiza a implantação de sinalização semafórica no local. Segundo levantamento da pasta junto à Polícia Militar, 53 acidentes foram registrados entre 2019 e 2021.
A maioria dos entrevistados por esta tribuna aprova a implantação dos semáforos na rotatória do Cristo. O principal argumento é que os dispositivos irão gerar maior segurança para o trânsito no local e, consequentemente, diminuir o número de acidentes. É o caso do diretor comercial do empreendimento Ville Conquisttà Prudente, Marcos Vinícius Alves da Rocha. “Por ter um fluxo enorme de automóveis circulando nesta rotatória, penso que isso [a instalação dos semáforos] irá trazer mais segurança para os motoristas e também para os pedestres. Já vi ocorrer vários acidentes aqui em frente. Então, acredito ser uma medida propícia para a segurança de todos”, avalia.
Questionado sobre a instalação doa semáforos, o pedreiro Odair José Novaes também vê a medida com bons olhos. “É bom, né? Porque pelo menos ajuda mais o trânsito, livra [o usuário] de não causar acidentes”, pontua.
De acordo com o gerente comercial da Oeste Marine Náutica, Marcos Roberto Vila, a iniciativa é “muito bem-vinda”, tanto para a segurança dos motoristas, quanto para a mobilidade nos estacionamentos dos estabelecimentos do entorno. “Nós observamos por aqui um grande fluxo de veículos, principalmente, nos horários de pico. [A instalação dos semáforos] é uma atitude muito bem-vinda. Nós, como comerciantes, temos, diariamente, clientes que adentram, caminhões que saem, julgo que a iniciativa é muito louvável, que vai realmente mudar a vida das pessoas [que passam pelo local] e a nossa aqui [dos comerciantes]”, enaltece.
O consultor de vendas da Hyundai Caoa de Presidente Prudente, Lucas Pinheiro, é mais um dos que aprovam a instalação e crê que a medida irá ajudar a aumentar a segurança dos motoristas, principalmente, ao longo dos horários de pico no local. “Acredito que vai ajudar bastante. Aqui, o fluxo de veículos é muito grande, principalmente, pela manhã e ao final da tarde. E, realmente, a gente já viu acontecer muito acidente aí, não? Então, acredito que com a implantação de um semáforo, com certeza, vai melhor bastante neste sentido [da segurança]”, relata.
Diante de uma visão panorâmica da rotatória do Cristo, o garçom do restaurante Beff Company, Luciano Beraldo, disserta sobre a instalação dos semáforos sob duas perspectivas: “uma parte boa, outra ruim”.
“A gente tá [sic] aqui o dia inteiro vendo que o povo desce daquela rua ali [em referência à Rua Cyro Bueno] muito rápido e o pessoal que vem e vai pela [Avenida] Manoel Goulart não respeita o ‘Pare’. Então, acredito que vai evitar muito acidente, mas também acho que vai dar muito congestionamento na hora do pico”, expõe o garçom.
O retificador Edson Balbino avalia que a instalação dos dispositivos de sinalização “não era necessária”. “Então, acho que esse semáforo aí não era necessário, não. Até porque, passo todo dia aí, e o trânsito é tranquilo para passar”, pontua o retificador, o qual considera que a medida irá causar maiores congestionamentos no local.
O proprietário da retifica Retifer, Aparecido da Silva, rememora que a instalação dos semáforos na “rotatória ali do [Jardim] Monte Alto ficou chique e fluiu bem” e considera que o projeto de dispositivos de sinalização na rotatória do Cristo “pode ser que fique bom”. “Até porque, o ângulo aqui da rotatória [do Cristo] é grande e, no horário de pico, acredito que seja bom. Porém, em um horário sem pico, o pessoal vai ficar esperando o sinal abrir e não vai ter fluxo de carro para passar. Acredito que seja assim. Pode ser que eu esteja enganado. Mas espero que seja para melhor”, especula Aparecido.
De acordo com o secretário da pasta de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza, a questão da implantação de sinalização semafórica na rotatória do Cristo é precedida de estudos e de critérios técnicos, como a contagem de veículos que passam pelo local, número de vias na confluência da rotatória, índice de acidentes de trânsito e o risco de sinistro por quem transita pelo local. “A gente entendeu, após o estudo, que ela [a rotatória do Cristo] tem uma necessidade de instalação desses dispositivos para o controle de fluxo”, relata o gestor da pasta, ao argumentar que a grande concentração de veículos durante os períodos da manhã e da tarde, muitas vezes, impede o acesso à rotatória a quem deseja seguir no sentido da Avenida Elson Neres da Silva.
Vale lembrar que presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), José Maurício Leme Jr., protocolou na Prefeitura, no dia 31 de janeiro, um ofício solicitando ao Executivo municipal a instalação de semáforos no cruzamento da rotatória do Cristo Redentor, entre as Avenidas Manoel Goulart e Élson Néris da Silva e a Rua Dr. Cyro Bueno. Para a entidade, o grande fluxo dificulta o tráfego local, principalmente nos horários de pico, acarretando em congestionamento e riscos de acidente e atropelamento.
SAIBA MAIS
Semob inicia implantação de semáforos na rotatória do Cristo