A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) anunciou, no início da semana, em São Paulo (SP), o lançamento nacional da 88ª ExpoZebu, a maior feira de raças zebuínas do mundo. O evento acontece entre os dias 29 de abril e 7 maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A 88ª ExpoZebu deve atrair um público superior a 430 mil pessoas e gerar mais de R$ 350 milhões em negócios. O Norte Agropecuário, parceiro da coluna de O Imparcial, compareceu ao evento. O tema será destaque do programa Agro & Negócios, da Rádio 101,1 FM de Presidente Prudente.
Atrações
Com 35 leilões oficializados, três shoppings de animais, 12 julgamentos de raças, dois campeonatos especiais de matriz modelo e matriz frigorífico, concurso leiteiro, mostras culturais, eventos técnicos, dias de campo, Farm Tours e um seminário sobre carbono neutro, a 88ª ExpoZebu apresenta aos associados, expositores, visitantes e convidados a contribuição da pecuária zebuína para setores além do produtivo. Em 2023, o “1º Seminário Zebu Carbono Neutro - Pecuária Sustentável Gerando Riquezas” será uma das atrações da feira.
Mais de 30 países
Durante a ExpoZebu, mais de 30 países participarão da feira, através de mais de 600 visitantes das comitivas internacionais. Neste ano, o projeto da ABCZ em parceria com a Apex-Brasil, o Brazilian Cattle, completa 20 anos. Em comemoração, o departamento organiza um workshop com as empresas e fazendas participantes do projeto, vislumbrando os próximos 20 anos do Zebu no mundo.
Para os jovens
Os jovens ocuparam 31,67% das novas vagas no mercado de trabalho na agropecuária, entre janeiro e agosto do ano passado. Com foco nas gerações do futuro, a ExpoZebu promoverá o 14º Encontro Rural Jovem, que vai abordar temas para a pecuária sustentável.
Equinos
A programação contará com mais uma edição da Equishow, um evento com a participação de criadores de equinos e muares dos principais criatórios do país. Mais de mil animais já foram inscritos para provas e julgamentos. (Da ABCZ)
ABCZ/Divulgação
Bento Mineiro (diretor Internacional da ABCZ); Gabriel Garcia Cid (presidente da ABCZ); Sérgio Bortolozzo (presidente da SRB); José de Sampaio Góes (conselheiro da SRB); e Juan Lebron (superintendente de Marketing da ABCZ)
O concurso leiteiro é também uma das atrações do evento deste ano