Maior evento gratuito de ESG da América Latina terá um anastaciano entre os palestrantes

SINOMAR CALMONA

Gustavo Loiola, consultor, professor e coordenador de programas de educação executiva

COLUNA - Sinomar

Data 24/07/2024
Horário 05:15

Entre 1º e 4 de agosto de 2024, a cidade de Piracicaba será palco da segunda edição da Expo ESG, o maior evento gratuito de ESG (Environmental, Social, and Governance) da América Latina. Realizada no icônico Parque Engenho Central, a Expo ESG 2024 promete ser um marco para a sustentabilidade, reunindo mais de 50 palestrantes, com uma expectativa de público que ultrapassa os 6 mil participantes. Entre os palestrantes estará Gustavo Loiola, natural de Santo Anastácio, consultor, professor e coordenador de programas educacionais em instituições nacionais e internacionais, líderes em educação executiva. Loiola vai abordar os desafios da agenda ESG no agronegócio. “No meu painel, iremos debater os desafios e oportunidades para implementação de sustentabilidade dentro do agronegócio. O Brasil é referência de práticas sustentáveis e inovadoras nesse setor, e vou buscar trazer exemplos e boas práticas especialmente inspiradas pela minha experiência no setor cooperativista”, conta Loiola. Atualmente, é colaborador internacional, atua como gerente de projetos educacionais no UN Global Compact através do PRME – iniciativa voltada para educação executiva responsável. É candidato a PhD em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, com imersão internacional na Audencia Business School (França) e Columbia University (EUA), além de ser Mestre em Sustentabilidade e Governança Corporativa pelo ISAE (Brasil). Também se especializou em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade da Califórnia (EUA), Gestão de Projetos pela Universidade George Washington e participou de imersões sobre Cidades Inteligentes (França) e Negócios de Impacto (Colômbia). Sua missão é inspirar e capacitar líderes e organizações para criar mudanças positivas no mundo por meio da educação em gestão responsável.

AUTOCUIDADO
Neste dia 24 de julho, celebra-se o Dia Internacional do Autocuidado, uma data instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde. O objetivo é reforçar a importância de praticar o autocuidado 24 horas por dia, sete dias por semana. Em um levantamento recente realizado pelo Datafolha, encomendado pela Acessa (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), foi revelado que 97% dos entrevistados concordam que o governo deve promover iniciativas relacionadas ao autocuidado em saúde e estimular hábitos saudáveis. A pesquisa destaca que boa alimentação, prática de atividades físicas e o uso correto de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) estão entre as ações mais desejadas pela população. 

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Os dados da pesquisa sobre autocuidado em saúde mostram ainda que 98% dos respondentes entendem que faz parte da saúde ter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, sono de boa qualidade e prática regular de exercícios. Além disso, 95% dos participantes concordam que saber usar medicamentos de forma correta é essencial para aliviar sintomas e prevenir doenças, reforçando a relevância do autocuidado na promoção da saúde e bem-estar.

HERÓI
Lembrado dia desses o nome de Elias Trevisan, que faleceu em 2013 em Presidente Prudente, aos 96 anos. Foi um dos Pracinhas do Brasil que lutaram contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Ficou um ano e meio na Itália, na artilharia. Nos Alpes, sofreu com os 17 graus abaixo de zero. Dizia que o frio e as minas eram os maiores inimigos.

RAPIDINHAS
...
O sábado mais especial do ano já tem data marcada e valor. O Hospital de Esperança já deu início à pré-venda do tíquete antecipado para o McDia Feliz 2024.
...
Este ano, o valor do tíquete para o McDia Feliz é R$ 19. Para adquirir o seu, basta entrar em contato com o Hospital de Esperança pelo WhatsApp (18) 99804-8631.
...
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira, às 10h, horário de Brasília. Serão 48 modalidades, 329 eventos e mais de 10 mil atletas de elite na disputa por pódio.
...
A capital francesa deve concentrar a atenção mundial até o dia 11 de agosto, quando a chama se apaga, e só volta a brilhar em 2028, em Los Angeles, EUA.
...
Os EUA são mais uma vez os grandes favoritos para vencerem as Olimpíadas, com 89% de chances de conquistarem o maior número de medalhas. A China aparece na segunda posição com 6% de chances. Japão e Grã-Bretanha estão empatados em terceiro lugar com 1,5% cada. 
...
A delegação brasileira conta com 277 atletas de 39 modalidades. As chances dos brasileiros conquistarem mais de oito medalhas de ouro (superando a participação em Tóquio 2020) é de 41%, contra 58% para serem até sete medalhas. 
...
Ponto final; Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade. #GentilezaGeraGentileza.

Publicidade

Veja também