Amanhã, a partir das 9h, o Ginásio Municipal de Esportes de Álvares Machado receberá a retomada do Torneio Estadual de Caratê Wado-Ryu, organizado pela associação regional do estilo, juntamente com a Divisão Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da cidade. Em 2008, o torneio chegara a sua 20ª edição, entretanto, por problemas relacionados à organização do evento, desde então sua sequência foi interrompida. Com o objetivo de dar prosseguimento à tradição do encontro, as atividades retomarão neste ano.
Koji e Sérgio Takamatsu, autoridades que participarão do evento
Além de caratecas da região, estão confirmadas as associações do município de Cajamar (SP) e mais duas da capital do Estado. Com isso, os organizadores esperam cerca de 200 atletas e, com a presença de familiares e amigos dos competidores, a perspectiva é que cerca de 600 pessoas passem pelo ginásio até às 16h, quando é previsto o término das lutas.
Os competidores serão divididos em 30 categorias, divididos por idade – as inscrições foram abertas para caratecas acima de 4 anos, sem limite máximo de idade – e divididos pelo kumitê (lutas). Para os participantes até 12 anos, haverá medalha de participação, além de troféus para os três primeiros colocados de todas as categorias.
O diretor da associação regional do estilo Wado-Ryu, organizadora do torneio, professor Paulo Villalva, ressaltou a oportunidade de competir, mas, principalmente, a chance de uma nova interação e troca de experiências com os atletas visitantes. "Esse também é um de nossos objetivos, proporcionar a todos a oportunidade não só de competir, mas uma experiência no âmbito da socialização", explica o professor.
Estarão presentes também no evento o presidente sul-americano do estilo Wado-Ryu, Koji Takamatsu, e o técnico da seleção paulista de Wado-Ryu, Sérgio Takamatsu, filho de Koji.