Machado oferece exames preventivos à população

Realizada na manhã de ontem, ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde atraiu a comunidade para a Praça da Igreja Matriz

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/04/2017
Horário 09:37
 

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, lembrado ontem, a Prefeitura de Álvares Machado realizou, na manhã e tarde de ontem, na Praça da Igreja Matriz, um plantão de atendimentos com o objetivo de oferecer para a população local o acesso a testes rápidos de glicemia, hepatites, HIV (vírus da imunodeficiência humana) e sífilis; aferição de pressão; avaliação nutricional, fisioterapêutica, vacinal e bucal; vermifugação; e orientações sobre o combate à dengue e leishmaniose visceral. Organizada pela Divisão de Saúde do município, a prestação de serviços contou com a parceria de acadêmicos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e da Prefeitura de Presidente Prudente, que cedeu a unidade móvel do Programa DST/Aids para a ocasião.

Jornal O Imparcial Aferição da pressão arterial foi um dos exames oferecidos ontem pela Prefeitura de Machado

Para a diretora municipal de Saúde, Neide Castilho, a ação foi uma forma de oportunizar a promoção da saúde junto à comunidade, mostrando que esta pode se prevenir com ações muito básicas. A representante expõe que, até às 10h de ontem, 150 munícipes já haviam usufruído dos serviços e, caso os exames apontassem alguma alteração, os estudantes já encaminhavam os indivíduos para uma unidade da rede municipal de saúde, composta por cinco ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

A dona de casa Olga Teresa Marques, 66 anos, ficou sabendo do plantão e correu para a praça com o propósito de atualizar os testes. "Costumo fazer sempre, mas é muito importante aproveitar essas oportunidades, pois é uma maneira de manter a saúde em dia", avalia. A também dona de casa Rosemeire Pegorin de Oliveira, 51 anos, foi informada da ação pelo marido e decidiu tirar um tempo do dia para verificar se está tudo bem com seu corpo. "Geralmente, não vamos atrás desses exames, porque julgamos que o atendimento em um posto de saúde será muito demorado. Achei muito bacana concentrar a ação aqui na praça e acredito que deveria ser realizada mais vezes", considera.

 
Publicidade

Veja também