Prepare-se para ver o MMA de Presidente Prudente presente em um dos maiores eventos da modalidade dos Estados Unidos, neste sábado, em Memphis. De Cachoeiras de Macacu, interior do Rio de Janeiro, o atleta Rudson “The Miracle” (O Milagre) Caliocane, que representa a Inside Hugo Gonçalves - Centro de Treinamento de Lutas, de Presidente Prudente, promete uma emocionante disputa de pesos penas contra Canaan Kawaiha no 145 Championship Grand Prix pelo UFL (United Fight League).
Rudson conta que chegou há pouco tempo em Presidente Prudente, mas já conseguiu sentir bem o acolhimento da cidade. “Já me sinto de casa”, diz o lutador, assegurando que sua preparação para o compromisso em solo americano vem sendo a melhor possível.
A expectativa do representante prudentino para este confronto é bastante positiva, e promete ser uma grande batalha porque Rudson diz que sempre que sobe no cage, espera uma guerra. E com o Canaan, não acha que será diferente. “Ele é um lutador bastante habilidoso, alto para a categoria. Gosta de ir para cima, tem uma trocação bacana, boas quedas, muitas qualidades, mas algumas falhas também. E é em cima delas que estamos trabalhando dia após dia. Vejo-me melhor que ele em todas as áreas e no dia 13 de maio, espero provar isso ao mundo”, pontua Rudson.
Conforme o atleta, o trabalho na Inside Hugo Gonçalves é extremamente minucioso, focado em cada detalhe que possa fazer a diferença e definir a luta. Ele frisa que são treinos duros, mas também extremamente inteligentes. Que trabalham pensando em todas as situações de luta possíveis.
E menciona que a convivência com a Ariane “Sorriso” Carnelossi, também é algo incrível. “Ela é uma pessoa maravilhosa, que desde o meu primeiro dia na Inside, esteve ao meu lado me ajudando. Em breve estarei no UFC, junto dela. De preferência lutando no mesmo card”, anseia o carioca.
Rudson também cita a importância fundamental de Rodolfo Zanin, preparador físico, que vem sendo uma peça chave nesse camp. “Ele tem exigido o máximo de mim e fazendo com que eu atinja um ponto físico e de performance que nunca havia chegado na minha carreira”, enfatiza.
Hugo menciona que o Rudson é alguém que sempre acompanharam, desde a época que ele conquistou o cinturão do Titan FC nos Estados Unidos. Ele diz que o mesmo tem um talento nato e é muito trabalhador. Tem o perfil que gostam de trabalhar, pessoas que trabalham forte, abdicam de tudo para tentar buscar o sonho de chegar no UFC.
“Então estamos felizes com o rendimento obtido. Ele é um atleta muito bom e estamos tentando passar um pouco do nosso trabalho no dia a dia para torná-lo ainda melhor. E tem tudo para vencer esse GP do UFL. E quem sabe uma vaga para o tão sonhado UFC”, acentua Hugo Gonçalves
De acordo com Rudson, ele vem de uma família de judocas. Seu pai, seu irmão, todos praticavam, então seu caminho foi natural. “Temos a nossa academia em Cachoeiras. Foi lá que tudo começou minha paixão pelo judô, depois pelo jiu-jitsu e quando me vi estava competindo no MMA!”, relembra o atleta.
Ao longo de sua trajetória, Rudson foi sparring da campeã do UFC Amanda Nunes, a Leoa. E segundo ele, foi uma experiência única. “Ela é uma lutadora incrível e, como pessoa, consegue ser mais incrível ainda. É sempre um privilégio estar ao lado de atletas desse nível. Com certeza saí daqueles treinamentos como um lutador muito melhor. São aprendizados, situações que só podem ser vivenciadas ali, naqueles momentos. Foi uma honra e eu espero, em um futuro não tão distante, ter um cinturão do UFC também”, anseia Rudson.
O apelido! Há alguns anos, durante uma luta, Rudson sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Passou por vários médicos e todos diziam que ele jamais iria ter uma vida normal novamente, quem dirá então voltar a lutar. Foram tempos difíceis, segundo ele... Contudo, mesmo com grande parte do corpo paralisado, ele sempre teve fé em Deus e a certeza de que voltaria fazer o que amava, dentro do cage.
E dois anos e meio após o incidente, retornou às lutas, e com vitória! E durante a transmissão, o narrador o colocou esse apelido: “The Miracle” - “O Milagre”. “E acho que é isso mesmo que sou, um milagre. Alguém que venceu o impossível e agora vai usar sua história para inspirar o mundo. Mais que títulos mundiais, reconhecimento ou dinheiro, é esse o meu maior propósito hoje: inspirar e provar que tudo é possível!”, exclama o lutador.
Cedida
Rudson com o contrato assinado da luta deste sábado em Memphis